Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6721
Title: As estratégias pedagógicas na educação especial: um olhar para a criança do TDAH.
Other Titles: Pedagogical strategies in special education: a look at the ADHD child.
???metadata.dc.creator???: XAVIER, Mailza Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
Keywords: Estratégias pedagógicas;Educação Especial;TDAH;Pedagogical Strategies;Special education;ADHD
Issue Date: 26-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: XAVIER, Mailza Ferreira. As estratégias pedagógicas na educação especial: um olhar para a criança do TDAH. 2018. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objeto de estudo as estratégias pedagógicas na Educação Especial: um olhar para a criança com Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo geral de analisar as estratégias pedagógicas utilizadas por uma supervisora e uma docente da Educação Infantil , para crianças com TDAH, de uma escola pública da cidade de Sousa/PB; e os objetivos específicos foram: Identificar quais as atividades pedagógicas utilizadas com os alunos com TDAH; verificar quais as estratégias pedagógicas utilizadas pela docente e a supervisora para o aluno com TDAH; averiguar se essas estratégias contribuem para a permanência desses alunos em sala de aula. Para atender esses objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva e de campo. Para tanto, foi realizado levantamento teórico junto a trabalhos pertinentes ao assunto e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram: uma professora da Educação Infantil e uma supervisora de uma instituição pública da cidade de Sousa- PB. A análise dos dados realizou-se mediante a análise qualitativa, tendo em vista as estratégias pedagógicas, conhecimento e experiências dos sujeitos entrevistados. Logo após a coleta de dados, observou-se que o trabalho pedagógico, voltado para a criança com TDAH, deve ser diferenciado e que respeite a individualidade dessa criança, com o desenvolvimento de novas estratégias e metodologias a serem trabalhadas; percebeu-se também que a falta de formação na área, dificulta o desenvolvimento de atividades pedagógicas no dia a dia da sala de aula com esses alunos que necessitam de um suporte a mais.
Abstract: This study aimed to study the pedagogical strategies in Special Education: how to deal with children who have Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The general objective is to analyze the pedagogical strategies used by the teachers of Early Childhood Education to teach children with ADHD, of a public school in the city of Sousa / PB; and the specific objectives were: To identify the pedagogical activities used for students with ADHD; to verify the pedagogical strategies used by the teachers for the student with ADHD; to find out if these strategies contribute to maintaining these students in the classroom. A descriptive and field qualitative research was carried out to achieve these objectives. In order to do so, a theoretical survey was carried out along with relevant papers. The instrument of data collection was the semi-structured interview. The subjects of the research were: a teacher of Early Childhood Education and a supervisor of a public institution in the city of Sousa-PB. Data analysis was performed through qualitative analysis, considering the pedagogical strategies, knowledge and experiences of the subjects interviewed. Right after the data collection, it was noticed that a differentiated perception of the pedagogical work came to light, in relation to the child with ADHD, respecting the individuality of this infant, trying to innovate the methodology used, thus perceiving the difficulties faced daily when teaching students who need extra support.
Keywords: Estratégias pedagógicas
Educação Especial
TDAH
Pedagogical Strategies
Special education
ADHD
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6721
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAILZA FERREIRA XAVIER. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfMailza Ferreira Xavier. Monografia Pedagogia. CFP 2018.354.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.