Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489360858563778pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Reinaldo Cézar de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, Reinaldo Cézar de Moraispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132074356628564pt_BR
dc.contributor.advisor2COSTA, Anderson Fabiano Batista Ferreira da.-
dc.contributor.advisor2IDCOSTA, A. F. B. F.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275705963015582pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Joseana Macêdo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee2GURJÃO , Edmar Candeia.-
dc.contributor.referee3CAVALCANTI , Elmano Ramalho.-
dc.description.resumoO aumento da utilização de uma rede veicular depende de vários fatores para cumprir os requisitos de transferência dos dados e entrega dos pacotes. Nesse contexto, as redes podem divergir em velocidade dos nós, posicionamento geográfico e variações de ambientes. A escolha de cada parâmetro na simulação é fundamental na obtenção de dados mais precisos e realísticos ao ambiente simulado. O objetivo deste trabalho é analisar o efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento na comunicação veicular. Inicialmente, foi feito um levantamento sistemático para enfatizar os principais parâmetros utilizados na literatura ao longo dos últimos onze anos em conferências e periódicos. Posteriormente, tendo como base os dados coletados no estudo inicial, foram definidos os softwares e parâmetros de simulação para comparar o desempenho do protocolo de roteamento OLSR (Optimized Link State Routing) e GPSR (Greedy Perimeter Stateless Routing). A partir da coleta dos dados, observou-se que a métrica de taxa de entrega de pacotes proporcionou os melhores resultados no cenário e o protocolo OLSR foi superior ao GPSR na maioria dos cenários. No entanto, o protocolo OLSR apresentou os valores de atraso maiores em comparação com o protocolo GPSR. O protocolo OLSR obteve os maiores valores de sobrecarga, pois tendem a gerar uma alta carga de mensagens de roteamento, e os nós continuamente emitem mensagens, mesmo quando não participam da comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise do efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento para redes veiculares.pt_BR
dc.date.issued2018-08-28-
dc.description.abstractIncreasing the usability of a vehicle network depends on several factors to meet the requirements of data transfer and package delivery. In this context, networks may differ in node velocity, geographical positioning and environmental variations. The choice of each parameter in the simulation is fundamental in obtaining more accurate and realistic data to the simulated environment. The objective of this work is to analyze the effect of the environment parameters on routing protocols in vehicular communication. Initially, a systematic survey was made to emphasize the main parameters used in the literature over the last eleven years in conferences and periodicals. Based on the data collected in the initial study, software and simulation parameters were defined to compare the performance of the OLSR (Optimized Link State Routing) and GPSR (Greedy Perimeter Stateless Routing) routing protocols. From the data collection, it was observed that the packet delivery rate metric provided the best results in the scenario and the OLSR protocol was superior to the GPSR in most scenarios. However, the OLSR protocol presented the largest delay values compared to the GPSR protocol. The OLSR protocol obtained the highest values of overhead because they tend to generate a high load of routing messages, and the nodes continuously send messages, even when they do not participate in the communication.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6723-
dc.date.accessioned2019-09-05T12:04:25Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T12:04:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRedes Veicularespt_BR
dc.subjectProtocolos de Roteamentopt_BR
dc.subjectModelos de Mobilidadept_BR
dc.subjectVehicular Networkspt_BR
dc.subjectRouting Protocolspt_BR
dc.subjectMobility Modelspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, José Anderson Rodrigues de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the effect of environment parameters on routing protocols for vehicular networks.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, J. A. R. de. Análise do efeito dos parâmetros do ambiente em protocolos de roteamento para redes veiculares. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6723pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ANDERSON RODRIGUES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2018.pdfJosé Anderson Rodrigues de Souza - Dissertação PPGCC 20181.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.