Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607550425692785pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Francisco José de.-
dc.contributor.referee2SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.description.resumoAtualmente os alunos com deficiência estão tendo uma grande dificuldade de serem acolhidos nas escolas de ensino regular, pois ainda existem muitos obstáculos na acolhida dessas crianças, não só por parte dos professores, mas também das próprias escolas que muitas vezes não possuem uma rampa, uma das coisas mais simples da acessibilidade. Tem-se como objetivo geral desta pesquisa averiguar se os professores de Ipaumirim-CE têm formação adequada para desenvolver o ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, verificando se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir neste processo de formação. Para tanto, este estudo chama a atenção dos profissionais da educação para que eles possam procurar especialização e estarem sempre abertos a novos meios de ensino, meios esses que só vem crescendo no decorrer dos anos. Como metodologia, fez-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica acerca do tema desenvolvido. O instrumento utilizado para a mesma foi um questionário contendo nove questões, sendo elas abertas e fechadas. Em que o mesmo foi aplicado com 51 professores das escolas públicas da cidade de Ipaumirim, no Estado do Ceará, em seguida foram feitas as análises dos dados coletados que tiveram caráter qualitativo/quantitativo. Em relação aos resultados, verifica-se, que as escolas do município pesquisado ainda têm muito que melhorar em relação à formação dos professores e ao acolhimento e ao ensino dos alunos com deficiência e que muitos não conhecem as tecnologias que podem auxiliá-los no desenvolvimento desses alunos, sendo que muitos nunca ouviram falar das mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva.pt_BR
dc.date.issued2015-11-17-
dc.description.abstractNow the students with deficiency are having a great difficulty of they be welcomed at the schools of regular teaching, because still many obstacles exist in those children's welcome, not only on the part of the teachers, but also of the own schools that a lot of times don't possess a ramp, one of the simplest things of the accessibility. It is had as general objective of this research to discover the teachers of Ipaumirim-CE they have appropriate formation to develop the students' teaching learning with deficiency, being verified the Technologies of the Information and Communication (TIC) they can contribute in this formation process. For so much, this study fire the professionals' of the education attention so that they can seek specialization and they be always open to new teaching means, means those that it is only growing in elapsing of the years. As methodology, was made a bibliographical research firstly concerning the developed theme. The instrument used for the same was a questionnaire containing nine subjects, being them open and closed. In which it was applied to 51 teachers at the public schools of the city of Ipaumirim, in the State of Ceará, soon afterwards they were made the analyses of the data collected that you/they had character quality/quantitly. In relation to the results, it is verified, that the schools of the municipal district researched have still a lot to get better in relation to the teachers' formation and to the reception and the students' teaching with deficiency and that many don't know the technologies that can aid them in those students' development, and many never heard to speak of the same ones.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6725-
dc.date.accessioned2019-09-05T12:11:59Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T12:11:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Deijanete dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies in Teacher Education for Inclusive Education.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Deijanete dos. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores para educação Inclusiva. 2015. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEIJANETE DOS SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfDeijanete dos Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2015485.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.