Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6727
Title: O processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez.
Other Titles: The literacy and literacy process of the deaf student.
???metadata.dc.creator???: SÁ, Tatiana Izabel de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
Keywords: Alfabetização;Letramento;Educação inclusiva;Surdez;Literacy;Literacy;Inclusive education;Deafness
Issue Date: 5-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Tatiana Izabel de. O processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez. 2015. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho intitulado “o processo de alfabetização e letramento do aluno com surdez” teve como objetivo geral estudar os processos de alfabetização e letramento de alunos com surdez na escola. E como objetivo específico analisar através de pesquisa bibliográfica, o histórico do processo de inclusão da pessoa com surdez na escola. Uma vez que, busca entender que letramento e a alfabetização são práticas bem ligadas e que buscam ser ensinadas de maneira eficaz, tendo o papel fundamental de inserir o indivíduo na sociedade, pois alfabetizar letrando significa ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Por outro lado, podem-se observar nas leituras que as escolas públicas necessitam de professores e equipe pedagógica capacitados, para garantir o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos com surdez que constituem um grupo heterogêneo, necessitando que os profissionais envolvidos na educação desse grupo conheçam e considerem as particularidades de cada educando para que possam alcançar êxito no processo educacional. Este estudo foi realizado por uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, enciclopédia, CD-ROM, internet e revista. Dessa forma a analise permitiu concluir que o processo de integração escolar para pessoas surdas deve ser aplicado em todas as escolas, pois, a alfabetização em libras é parecida com a dos alunos ouvintes, na qual é utilizada à apropriação da escrita e alfabeto em Libras. Desse modo a inclusão de alunos com surdez, na escola, deve acontecer de forma mais precoce possível na Educação Infantil.
Abstract: The paper called "the alphabetization and literacy process in deaf students" ha as general purpose the study of alphabetization and literacy process in deaf students in school. And as specific purpose to analyse by bibliographic research the record of deaf people inclusion process in school. Once that, it intends to understand that literacy and alphabetization are well connected practices and they intend to be taught in an effective way, playing the fundamental role of inserting the individual in the society, as teaching to read and write with literacy doctrines means teaching to read and write in the social practices context of reading and writing. On the other hand, we can observe by studies that public schools lack capable teachers and pedagogical team to assure deaf students development and learning who are in heterogeneous team and lack that the professionals involved in the education of this team come to know and consider the particularities of each learner to reach success in educational process. This paper has been accomplished by a bibliographic research using books, encyclopedia, CD-ROM, internet and magazines. Therefore the analysis allowed to conclude the school integration process for deaf people must be put in practice in every schools, because the sign language alphabetization (in Brazilian Portuguese Libras) is similar to the listener students', which one is used for writing and Libras alphabet acquisition. Thereby deaf students inclusion in school must happen as soon as possible, in Kindergarten.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Educação inclusiva
Surdez
Literacy
Literacy
Inclusive education
Deafness
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6727
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA IZABEL DE SÀ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfTatiana Izabel de Sá. Monografia Pedagogia. CFP 2015.215.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.