Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
Title: Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
Other Titles: Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Clênia Valéria Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Kássia Mota de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA , Maria Thaís de Oliveira.
Keywords: Educação sexual;Diversidade sexual;Gênero sexual;Sex education;Sexual diversity;Sexual gender
Issue Date: 6-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Clênia Valéria Gonçalves. Educação sexual: gênero e diversidade sexual nas experiências e na formação de graduando(a)s em pedagogia. 2018. 97f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo discutir sobre a educação sexual a partir das experiências e da formação do(a)s graduando(a)s em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Está inserida no campo da pesquisa qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a coleta de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 04 (quatro) graduando(a)s em pedagogia participantes do curso de extensão “Educação Sexual e Cidadania: formação continuada para professore(a)s e graduando(a)s” e pela observação-participante durante o referido curso, me possibilitando conhecer suas experiências pessoais e de formação profissional, no que diz respeito à educação sexual. O trabalho concluiu que as experiências do espaço da família, na educação desde a infância influenciam na educação sexual dos sujeitos, determinando como devem se comportar, ensinando os papéis para “meninos” e “meninas”, a partir das proibições, dos silenciamentos, da omissão de falar sobre sexualidade. Na escola, essas discussões praticamente não aconteciam, e quando aconteceram foi de maneira não programada, reproduzindo os valores que são instituídos pela família. Sobre a formação profissional foi possível perceber que a entrada do(a)s graduando(a)s na Universidade foi de grande relevância, de maneira que puderam ter conhecimento acerca de gênero e diversidade sexual, especialmente sobre os conceitos e diferenças sobre orientação sexual, descontruindo e construindo significados acerca da educação sexual e rompendo com conceitos padronizados e/ou enraizados.
Abstract: This research aims to discuss sexual education based on the experiences and training of undergraduate students in pedagogy at the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is inserted in the field of qualitative research. As for the methodological procedures, the data collection was done by means of a semi-structured interview with 04 (four) graduating in pedagogy participating in the course "Sexual Education and Citizenship: Continuing Education for Teachers (a) graduating (s) "and by participant observation during the course, allowing me to know their personal experiences and professional training, regarding sexual education. The study concluded that the family space experiences in education since childhood influence the sexual education of the subjects, determining how they should behave, teaching the roles for "boys" and "girls", based on prohibitions, silencing, omission to talk about sexuality. At school, these discussions practically did not happen, and when they happened it was in an unscheduled way, reproducing the values that are instituted family. Regarding the professional formation, it was possible to perceive that the entrance of the graduates to the University was of great relevance, so that they could have knowledge about gender and sexual diversity, especially on the concepts and differences on sexual orientation , deconstructing and constructing meanings about sex education and breaking with standardized and / or rooted concepts.
Keywords: Educação sexual
Diversidade sexual
Gênero sexual
Sex education
Sexual diversity
Sexual gender
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6737
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÊNIA VALÉRIA GONÇALVES SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfClênia Valéria Gonçalves Soares. Monografia Pedagogia CFP 2018.827.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.