Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6739
Title: O ensino de história e as tecnologias: o que pensam professores e alunos nas escolas da cidade de Cajazeiras - PB.
Other Titles: History teaching and technologies: what teachers and students think in schools in the city of Cajazeiras - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA NETO, Júlio Cornélio da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
Keywords: Educação – novas tecnologias;Ensino de história;Ensino médio - Cajazeiras - PB;Education - new technologies;History Teaching;High School - Cajazeiras - PB
Issue Date: 31-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA NETO, Júlio Cornélio da. O ensino de história e as tecnologias: o que pensam professores e alunos nas escolas da cidade de Cajazeiras - PB. 2016. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresentada analisou três escolas da cidade de Cajazeiras-PB que pertencem a diferentes administrações, uma privada, uma pública estadual e uma pública federal. O objetivo foi problematizar como as novas tecnologias estão sendo pensadas por parte das escolas analisadas no ensino de história. Aplicamos questionários com os alunos do Ensino Médio, bem como entrevistamos os professores de história sobre o que pensa-vam sobre as tecnologias e sua utilização em sala de aula. Assim, analisamos se as esco-las percebem de formas diferentes a utilização das tecnologias, já que falam de distintos lugares de gestão. Procuramos historicizar as tecnologias no ensino, principalmente no ensino de história, discutindo o currículo do ensino médio e suas diretrizes e o que elas dizem sobre o uso das tecnologias. A proposta da pesquisa é perceber como discentes e docentes pensam e utilizam esses recursos na disciplina de história.
Abstract: The research presented examined three schools in Cajazeiras-PB belonging to different administrations, a private, a public state and federal. The objective was to discuss how new technologies are being considered by schools examined in teaching history. We use questionnaires to high school students, and interviewed the history teachers about what they thought about the technologies and their use in the classroom. Thus, we analyze whether schools perceive in different ways the use of technologies as they speak of dif-ferent management positions. We seek historicizing technologies in education and espe-cially in teaching history, discussing the high school curriculum and guidelines and what they say about the use of technology. The aim of this research is to understand how students and teachers think and use these resources in the discipline of history.
Keywords: Educação – novas tecnologias
Ensino de história
Ensino médio - Cajazeiras - PB
Education - new technologies
History Teaching
High School - Cajazeiras - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6739
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÚLIO CORNÉLIO DA SILVA NETO. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2016.pdfJúlio Cornélio da Silva Neto. TCC. Licenciatura em História. 2016546.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.