Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Edílson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edílson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana M. S.-
dc.contributor.referee2CEZARIO, Danilo de Sousa.-
dc.description.resumoAs tecnologias podem ser entendidas como conhecimentos técnicos, envolvendo as modificações/adaptações de objetos criados pelo homem, com o intuito de beneficiar sua vivência. As mais recentes são as tecnologias, ferramentas que permitem vislumbrar novas formas de construção do conhecimento, por meio do uso de computadores e redes de internet. Nesta pesquisa explana-se sobre algumas relevantes tecnologias digitais, evoluções, benefícios e aspectos negativos da mesma, com foco na prática docente mediante o conhecimento e uso das tecnologias digitais. Sendo realizada uma pesquisa de campo, tendo um questionário como questões objetivas e subjetivas, como instrumento de coletas de dados, para posterior análise e discussão. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a utilização da tecnologia digital como ferramenta pedagógica e suas influências no processo de aprendizagem discente em escolas da zona urbana no município de Aurora-CE. A partir das informações coletadas com os sujeitos da pesquisa, além da literatura consultada, pode-se perceber a importância das tecnologias digitais como ferramentas relevantes ao ensino e aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFerramentas tecnológicas na sala de aula: utilização da tecnologia pelo professor e seus relexos na aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.date.issued2018-07-17-
dc.description.abstractTechnologies can be understood as a set of technical knowledge, methods and instruments used to solve problems. In the last decades, humans have also relied on digital technologies for various purposes, including its use in pedagogical practices. This study aims to analyze the use of digital technologies as educational tools and their influence in the learning process in public schools of the urban zone in city of Aurora-CE while explaining some relevant digital technologies - evolution, benefits and negative aspects, focusing the teaching practice A questionnaire containing objective and subjective questions was used for the data collection and subsequent analysis. In addition, the research also relied on bibliographical references to increase knowledge. The results show that digital technologies are relevant tools for student learning, according to all respondents.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6741-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:02:04Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T15:02:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFerramentas tecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTechnologies toolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cicera Nayara de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological tools in the classroom: use of technology by the teacher and his or her reflections in student learning.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cicera Nayara de Oliveira. Ferramentas tecnológicas na sala de aula: utilização da tecnologia pelo professor e seus relexos na aprendizagem do aluno. 2018. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA NAYARA DE OLIVEIRA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfCicera Nayara de Oliveira Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2018667.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.