Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. K. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6761384131937517pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como problemática de estudo o seguinte questionamento: Qual a importância do Curso de Pedagogia para a formação de professores na percepção de docentes que atuam na Educação Infantil no munícipio de Cajazeiras-PB? O Objetivo Geral desta pesquisa consiste em compreender a importância do curso de Pedagogia para atuar como professor da Educação Infantil, no munícipio de Cajazeiras. Desta maneira tem-se como objetivos específicos: Discutir a trajetória da Formação de Professores para a Educação Infantil no Brasil, investigar qual a importância da formação dos professores para atuarem na Educação Infantil e refletir sobre a importância do curso de Pedagogia na Formação de Professores para atuarem na Educação Infantil. Para a realização deste trabalho foram realizadas 4 entrevistas com professoras efetivas de creches que pertencem a rede pública de ensino do município de Cajazeiras/PB. A entrevista foi organizada em um roteiro com 17 perguntas, foram também realizadas 3 observações na sala de aula dos respectivos entrevistados. Para a análise dos dados foi considerada a contextualização dos sujeitos da pesquisa, das escolas que serviram de lócus para a pesquisa, das turmas observadas, a observação e a Formação de professores: A percepção dos docentes entrevistados. Como resultado esse trabalho destaca que os entrevistados têm a percepção da importância do Curso de Pedagogia, sendo este essencial para aqueles que desejam atuar na Educação Infantil, e da relevância que a formação continuada tem para a prática docente dos sujeitos, ficando claro que para os que já atuam além do Curso de Pedagogia faz-se necessário uma formação continuada que contemple as especificidades que atendam as crianças da faixa etária entre 0 e 5 anos de idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleCurso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil.pt_BR
dc.date.issued2019-06-26-
dc.description.abstractThis study had the following questioning as a study problem: What is the Pedagogy course importance to the teachers training in the teachers perception who work in kindergarten in Cajazeiras-PB? The general objective from this work is understanding the meaning of the Pedagogy course to work as a kindergarten teacher, in Cajazeiras city. This way we have as specific objects: To discuss the trajectory of Teacher Training for kindergarten in Brazil, to investigate what is the meaning of the teachers training to work in kindergarten and consider about the meaning of the Pedagogy course in the teachers training to work in kindergarten. To accomplish this work, four interviews were made with effective teachers of daycare centers belonging to the public school network of Cajazeiras. The interview was organized in a script with 17 questions, three observations were also made in the classroom of the respective interviewees. For the data analysis was considered the contextualization of the research subject, the school that was locus to the research, the classes observed, the observation and the teachers training: The interviewed teachers‟ perception. As a result this work points that the interviewees have the understanding about the importance of the Pedagogy course, which is essential for those who wishes to act in kindergarten, and the relevance that continued education has for their teaching practice, becoming clear that for the ones who already work, beyond the Pedagogy course it is necessary a continued study that include the specificities to attend children between 0 and 5 years old.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6745-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:30:43Z-
dc.date.available201-09-05-
dc.date.available2019-09-05T15:30:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessor de Educação Infantilpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectPedagogy Coursept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPreschool Teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogy Course: Teacher Education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aparecida Kallysmeya Pereira da. Curso de Pedagogia: Formação de professores da Educação Infantil. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APARECIDA KALLYSMEYA PEREIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2019.pdfAparecida Kallysmeya Pereira da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2019.440.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.