Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6749
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSÁ, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273796069661570pt_BR
dc.contributor.advisor1NOVIKOFF, Cristina.-
dc.contributor.advisor1IDNOVIKOFF, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039307262566253pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2MITHIDIERI, Otávio Barreiros.-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica. Inicialmente discute-se brevemente a formação do pedagogo, expõem-se alguns desafios deste profissional na atualidade. Nesta pesquisa, especificadamente destaca-se dificuldades do pedagogo para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, adotou-se a pedagogia histórico-crítica propagada por Dermeval Saviani (1995) na década de 80, uma teoria crítica que preocupa-se com a propagação de métodos de ensino eficaz. Logo, de possíveis transformações na sociedade. A pergunta de partida é como trabalhar com a dialética no ensino fundamental, considerando os desafios atuais do Pedagogo? O pressuposto que se estabeleceu foi que se faz necessário um aprofundamento teórico para realizar a prática docente de modo consciente no viés da pedagogia histórico-crítica e que por meio da didática, podemos vivenciar o método da dialética dessa Pedagogia nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral foi analisar a importância da estratégia dialética enquanto mediação pedagógica própria da perspectiva Histórico-Crítica no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental, no município de Sousa, PB. A metodologia qualitativa com experimento de aula pautada na teoria de Saviani foi acompanhada de coleta de dados por questionário semiestruturado e observação participante. Vale esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao experimento qualitativo da pesquisa intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia da Paraíba: questões teórico-metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico- científico-cultural para a intervenção” (CNPq, 2010-2018) proposta por Novikoff e associada ao Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Os instrumentos adotados foram os atestados e validados pelo referido laboratório. Os dados foram tratados a luz da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados sinalizaram a qualidade da relação ensino- aprendizagem da pedagogia histórico-crítica, possibilitando verificar a eficiência da didática mediada pela dialética, bem como a organização do trabalho docente por meio dos cinco passos (prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final) sistematizados por Saviani (1995) tem efeito imediato. Esta metodologia dialética evidenciou-se como um instrumento de trabalho valoroso para o exercício docente em sala de aula, concretizando-se em procedimentos práticos que assumem os passos da dialética que são prática-teoria-prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia histórico-crítica: os desafios da dialética nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-07-19-
dc.description.abstractThis paper deals with Historical-Critical Pedagogy. Initially the pedagogue's training is briefly discussed, some challenges of this professional are exposed today. In this research, specifically highlights difficulties of the pedagogue for the teaching-learning process. Thus, we adopted the historical-critical pedagogy propagated by Dermeval Saviani (1995) in the 80's, a critical theory that worries about the propagation of effective teaching methods. Therefore, of possible transformations in society. The starting question is how to work with dialectics in elementary school, considering the present challenges of the Pedagogue? The presupposition that was established was that a theoretical deepening is necessary to realize the teaching practice consciously in the bias of the historical-critical pedagogy and that through didactics, we can experience the method of the dialectic of this Pedagogy in the initial years of elementary education. The general objective was to analyze the importance of the dialectic strategy as a pedagogical mediation of the Historical-Critical perspective in the teaching- learning process in elementary education, in the city of Sousa, PB. The qualitative methodology with a class experiment based on Saviani's theory was followed by data collection by semi-structured questionnaire and participant observation. It is worth clarifying that the present research is linked to the qualitative experiment of the research entitled "Scientific education in the Pedagogy of Paraíba courses: theoretical-methodological and epistemological issues in the academic-scientific-cultural formation for the intervention" (CNPq, 2010-2018) proposed by Novikoff and associated to the Laboratory of the Group of Studies and Research in Social Representations in / for Teacher Training - LAGERES / CNPq (2010). The instruments adopted were those certified and validated by said laboratory. The data were treated in the light of content analysis (BARDIN, 2011). The results showed the quality of the teaching-learning relationship of historical-critical pedagogy, making it possible to verify the effectiveness of didactics mediated by the dialectic, as well as the organization of teaching work through the five steps (initial social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and practice social system) systematized by Saviani (1995) has immediate effect. This dialectical methodology was evidenced as a valuable work instrument for the teaching exercise in the classroom, concretizing itself in practical procedures that assume the steps of the dialectic that are practice-theory-practicept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6749-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:54:09Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T15:54:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação do pedagogopt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectPedagogue Trainingpt_BR
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogypt_BR
dc.subjectDialecticpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSÁ, Tatiane Braga de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical-critical pedagogy: the challenges of dialectics in the early years of elementary school in the municipality of Sousa-PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq-
dc.identifier.citationSA, Tatiane Braga de. Pedagogia histórico-crítica: os desafios da dialética nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Sousa-PB. 2018. 107 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANE BRAGA DE SÁ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfTatiane Braga de Sá. Monografia Pedagogia CFP 2018.1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.