Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6053426405697012pt_BR
dc.contributor.advisor1LULA JÚNIOR, Bernardo.-
dc.contributor.advisor1IDLULA JR, B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465309727421021pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.referee2GARCIA, Francilene Procópio.-
dc.contributor.referee3COSTA, Evandro de Barros.-
dc.description.resumoTradicionalmente, a Engenharia de Software (ES) tem priorizado o desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas com maior ênfase em aspectos funcionais e de planejamento do software. Esta conduta tem se refletido no ensino da ES, em que aspectos relativos à usabilidade do software, geralmente, são abordados em segundo plano. Apesar dos esforços de integração da ES com a área de Interface Homem-Computador (IHC), no sentido de ofertar procedimentos que contemplem o mínimo de recursos para projeto de usabilidade de interface, não é raro encontrar alunos que relatem dificuldades em produzir, compreender e utilizar tais recursos adequadamente. Sendo desejável que o laboratório de ES seja completo, abordando tanto aspectos funcionais quanto de usabilidade, a disciplina Laboratório de Engenharia de Software, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aperfeiçoou o processo de desenvolvimento ágil easYProcess para torná-lo centrado com o usuário, agregando a produção de artefatos para projeto de interface. Foram verificadas dificuldades dos alunos com a produção e manejo desses artefatos. Este trabalho investigou os benefícios que a inclusão de uma metodologia de concepção de interfaces, baseada na tarefa e suportada por ferramental de software, podem proporcionar ao laboratório de software, em que o ambiente da graduação da UFCG foi adotado como referencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Softwarept_BR
dc.titleImpacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software.pt_BR
dc.date.issued2010-12-20-
dc.description.abstractTraditionally, Software Engineering (SE) has prioritized the development and application of methodological and tooling support with major focus in functional and planning aspects of software development. This behavior has been reflected in SE teaching where aspects associated with software usability are addressed in a secondary plan, in general. Despite efforts to integrate SE with Human-Computer Interaction (HCI) area, aiming to offer procedures for minimal interface usability treatment, is not rare to find students reporting difficulties in production, comprehension and use of these resources properly. It is desirable that the SE laboratory approach be completed addressing both functional and usability issues. The Laboratory of Software Engineering discipline at Federal University of Campina Grande (UFCG) improved the agile development process easYProcess to turn it to be user-centered, by adding usability artifacts to its production. Difficulties have been detected with students during the production and use of these artifacts. This work investigated which benefits the inclusion of an interface conception methodology, based on task analysis and supported by a software tool, may provide to software laboratory, in which the UFCG graduation environment was adopted as referential.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:57:21Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T15:57:21Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de Software – Interfacespt_BR
dc.subjectEngenharia de Software - Ensinopt_BR
dc.subjectInterface Homem-Computadorpt_BR
dc.subjectLaboratório de Softwarept_BR
dc.subjectProjeto de Interface - Metodologias e Ferramentaspt_BR
dc.subjectSoftware Engineering – Interfacespt_BR
dc.subjectSoftware Engineering - Teachingpt_BR
dc.subjectHuman-Computer Interactionpt_BR
dc.subjectSoftware Laboratorypt_BR
dc.subjectInterface Design - Methodologies and Toolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Giuseppe Anthony Nascimento de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpact of methodological support and usability-oriented tooling on the practical teaching of software engineering.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, G. A. N. de. Impacto do suporte metodológico e ferramental orientado a aspectos de usabilidade no ensino prático da engenharia de software. 2010. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6750pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIUSEPPE ANTHONY NASCIMENTO DE LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2010.pdfGiuseppe Anthony Nascimento de Lima - Dissertação PPGCC 20102.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.