Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
Title: Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.
Other Titles: Contributions of the PIBID of CFP - UFCG - CAMPUS of Cajazeiras to the formation of the portuguese high school teacher.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Francisca Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Abdoral Inácio da.
Keywords: Formação de professor;Prática docente;Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID;Língua portuguesa;Teacher training;Teaching practice;Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID;Portuguese language
Issue Date: 31-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada.
Abstract: This study aims to discuss the importance and contributions of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) for academic and professional training of Professor of Portuguese, here specifically of Full Degree in Letters - Portuguese Center Language Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Câmpus of Cajazeiras - PB. Specifically, we seek to present, through theoretical foundations, the importance of initial and continuing training, especially Professor of Portuguese Language. The idea of defining this subject for our research is due to the experiences lived as fellows of that project that has given us experience the reality of the classroom, leading to her our contributions as students in an attempt to improve and situate our academic experiences at the same time contribuíamos with the improvement of basic education in public schools. The dialogue between school and university allowed us to reflect on the current situation of the classroom in relation to Portuguese classes in the same way to develop new perspectives for education. Our research is bibliographic nature with a qualitative approach. The theoretical bases consulted guided to the importance of initial and continuing training. Therefore it highlights the work of: Light (2010) on teacher training Portuguese, Imbernon on continuing education of teachers (2010), Oliveira (2010) on the knowledge necessary to Portuguese teacher, among others. We note that the PIBID contributes both to the enhancement of teacher training in the stages of initial training and in the continuous training.
Keywords: Formação de professor
Prática docente
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID
Língua portuguesa
Teacher training
Teaching practice
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBID
Portuguese language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA VIEIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2016.pdfFrancisca Vieira de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa 2016. 412.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.