Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, F. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5862806191109204pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal discutir a importância e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a formação acadêmica e profissional do professor, aqui especificamente através do Subprojeto desenvolvido junto ao Curso de Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras – PB. De modo específico, buscamos apresentar, por meio de fundamentos teóricos, a importância da formação inicial e continuada, especialmente do Professor de Língua Portuguesa. A ideia de delimitar esse tema para nossa pesquisa deve-se às experiências vivenciadas enquanto bolsistas do referido projeto que nos proporcionou vivenciar a realidade da sala de aula, levando nossas contribuições enquanto formandos, na tentativa de melhorar e situar nossas experiências acadêmicas ao mesmo tempo em que contribuíamos com a melhoria do ensino básico da escola pública. O diálogo entre escola e Universidade possibilitou-nos a reflexão sobre a atual situação da sala de aula no que se refere às aulas de língua portuguesa, do mesmo modo a desenvolvermos novas perspectivas de ensino. A nossa pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. As bases teóricas consultadas pautaram-se sobre a importância da formação inicial e continuada. Para tanto destacam-se os trabalhos de: Luz (2010), sobre formação de professor de língua portuguesa, Imbernón (2010) sobre formação continuada de professores, Oliveira (2010) sobre os saberes necessários ao professor de português, dentre outros. Constatamos que o PIBID contribui tanto para a valorização da formação docente nos estágios da formação inicial quanto no da formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleContribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2016-05-31
dc.description.abstractThis study aims to discuss the importance and contributions of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) for academic and professional training of Professor of Portuguese, here specifically of Full Degree in Letters - Portuguese Center Language Teacher Training (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) Câmpus of Cajazeiras - PB. Specifically, we seek to present, through theoretical foundations, the importance of initial and continuing training, especially Professor of Portuguese Language. The idea of defining this subject for our research is due to the experiences lived as fellows of that project that has given us experience the reality of the classroom, leading to her our contributions as students in an attempt to improve and situate our academic experiences at the same time contribuíamos with the improvement of basic education in public schools. The dialogue between school and university allowed us to reflect on the current situation of the classroom in relation to Portuguese classes in the same way to develop new perspectives for education. Our research is bibliographic nature with a qualitative approach. The theoretical bases consulted guided to the importance of initial and continuing training. Therefore it highlights the work of: Light (2010) on teacher training Portuguese, Imbernon on continuing education of teachers (2010), Oliveira (2010) on the knowledge necessary to Portuguese teacher, among others. We note that the PIBID contributes both to the enhancement of teacher training in the stages of initial training and in the continuous training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6754
dc.date.accessioned2019-09-05T16:51:59Z
dc.date.available2019-09-05
dc.date.available2019-09-05T16:51:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectInstitutional Program for Teaching Initiation Scholarships - PIBIDpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Francisca Vieira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the PIBID of CFP - UFCG - CAMPUS of Cajazeiras to the formation of the portuguese high school teacher.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Francisca Vieira de. Contribuições do PIBID do CFP - UFCG - CAMPUS de Cajazeiras para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA VIEIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2016.pdfFrancisca Vieira de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa 2016. 412.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.