Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767
Title: O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB.
Other Titles: The teaching of geography in youth and adult education in the city of Serra Branca-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Orrely Messias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMOS, Andrea Augusta de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Adriana Farias do.
Keywords: Ensino de Geografia;Educação de Jovens e Adultos;Serra Branca – PB - EJA;Geography Teaching;Youth and Adult Education;Serra Branca - PB - EJA
Issue Date: Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Orrely Messias. O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB. 2019. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.E Regular Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca PB, teve por objetivo realizar um diagnóstico do ensino de Geografia no âmbito da Educação de Jovens de Adultos. Para iniciarmos esse processo começamos com uma breve discursão bibliográfica sobre a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, resgatando e refletindo o processo de transformação da mesma, em seguida problematizei o ensino de Geografia na EJA nos dias atuais, onde foi possível discutir algumas considerações de autores a cerca da problemática do ensino. Em seguida foi promovida uma análise em relação ao ensino e as metodologias aplicadas nas aulas de geografia da EJA. Para obtermos os resultados no presente trabalho baseamos em estudos empíricos realizados com os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos da E.E.E.E Senador José Gaudêncio de Serra Branca PB. No decorrer do trabalho foram aplicados questionários para alunos e professores dessa instituição escolar, onde procuramos debater sobre metodologias de ensino aprendizagem de geografia na EJA aplicada na referida escola.
???metadata.dc.description.resumen???: La investigación fuedesarrolada en E.E.E.E Regular Senador Jose Gaudencio, unicada en el municipio de Serra Branca PB, dirigido a lograr undiagnostico de la Geografia no ámbito de la Educación de Jóvenes y Adultos. Para comenzar este proceso comenzamos con un breve discurso bibliográfico sobre la trayectoria de la educación de jóvenes y adultos en Brasil, rescatando y reflejando el proceso de transformación del mismo, luego cuestioné la enseñanza de la Geografía en el EJA en los dias actuales , donde fue posible discutir algunas consideraciones de autores sobre el problema de la enseñanza.Depués se promovió un ensayo en relación a la enseñanza y metodologías aplicado en las clases de geografía del EJA. Obtener los resultados en el presente trabajo basados en estudios empiricos con estudiantes de secundaria en educación juvenil y de adultos de la E.E.E.E Senador Jose Gaudencio de Sierra Blanca PB. En curso del estudio, se aplicaron cuestionarios para alumnos y profesores de esta escuela.Donde tratamos de discutir metodologías de enseñanza de la geografía en el EJA se aplica a esta escuela.
Keywords: Ensino de Geografia
Educação de Jovens e Adultos
Serra Branca – PB - EJA
Geography Teaching
Youth and Adult Education
Serra Branca - PB - EJA
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORRELY MESSIAS OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2019..pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.