Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, O. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507860304987150pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1RAMOS, Andrea Augusta de Morais.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Adriana Farias do.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.oliveira-
dc.description.resumoA pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.E Regular Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca PB, teve por objetivo realizar um diagnóstico do ensino de Geografia no âmbito da Educação de Jovens de Adultos. Para iniciarmos esse processo começamos com uma breve discursão bibliográfica sobre a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil, resgatando e refletindo o processo de transformação da mesma, em seguida problematizei o ensino de Geografia na EJA nos dias atuais, onde foi possível discutir algumas considerações de autores a cerca da problemática do ensino. Em seguida foi promovida uma análise em relação ao ensino e as metodologias aplicadas nas aulas de geografia da EJA. Para obtermos os resultados no presente trabalho baseamos em estudos empíricos realizados com os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos da E.E.E.E Senador José Gaudêncio de Serra Branca PB. No decorrer do trabalho foram aplicados questionários para alunos e professores dessa instituição escolar, onde procuramos debater sobre metodologias de ensino aprendizagem de geografia na EJA aplicada na referida escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB.pt_BR
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767-
dc.date.accessioned2019-09-05T19:13:32Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T19:13:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectSerra Branca – PB - EJApt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectSerra Branca - PB - EJApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Orrely Messias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography in youth and adult education in the city of Serra Branca-PB.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Orrely Messias. O ensino de geografia na educação de jovens e adultos no município de Serra Branca-PB. 2019. 50f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6767pt_BR
dc.description.resumenLa investigación fuedesarrolada en E.E.E.E Regular Senador Jose Gaudencio, unicada en el municipio de Serra Branca PB, dirigido a lograr undiagnostico de la Geografia no ámbito de la Educación de Jóvenes y Adultos. Para comenzar este proceso comenzamos con un breve discurso bibliográfico sobre la trayectoria de la educación de jóvenes y adultos en Brasil, rescatando y reflejando el proceso de transformación del mismo, luego cuestioné la enseñanza de la Geografía en el EJA en los dias actuales , donde fue posible discutir algunas consideraciones de autores sobre el problema de la enseñanza.Depués se promovió un ensayo en relación a la enseñanza y metodologías aplicado en las clases de geografía del EJA. Obtener los resultados en el presente trabajo basados en estudios empiricos con estudiantes de secundaria en educación juvenil y de adultos de la E.E.E.E Senador Jose Gaudencio de Sierra Blanca PB. En curso del estudio, se aplicaron cuestionarios para alumnos y profesores de esta escuela.Donde tratamos de discutir metodologías de enseñanza de la geografía en el EJA se aplica a esta escuela.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORRELY MESSIAS OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2019..pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.