Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770
Title: A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB.
Other Titles: The use of technological resources in the teaching and 5th grade pupils' learning state public schools of the city of Cajazeiras / PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Lígia Arruda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Recursos tecnológicos - educação;Aprendizagem;Prática de ensino;Ensino - recursos tecnológicos;Technological Resources - Education;learning;Teaching practice;Education - technological resources
Issue Date: 7-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Lígia Arruda. A utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. 2016. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho tem como foco a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. Para a pesquisa, tomamos como referencial teórico Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) e outros. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas estaduais da cidade de Cajazeiras/PB, bem como, verificar como se dá o uso do computador pelas professoras, buscando identificar quais os tipos de tecnologias são disponibilizadas nas escolas pesquisadas. Tivemos o cuidado de focar a pesquisa quanto aos objetivos como sendo uma pesquisa exploratória, uma vez que buscamos saber mais da realidade enfrentada pelos professores quanto à utilização de recursos tecnológicos junto aos alunos de 5º ano, e como uma pesquisa de Campo quanto aos procedimentos técnicos, já que esta busca o aprofundamento das questões propostas. A pesquisa foi realizada através da aplicação do instrumento questionário, contando este de 09 (nove) questões abertas, respondidas por 04(quatro) professoras de escolas de nível fundamental de instituições Estaduais da cidade de Cajazeiras/PB. A partir da análise dos dados foi possível constatar que apesar das professoras terem afirmado que sabem lidar bem com as tecnologias na escola e que o Estado propicia um curso de capacitação na área, ainda sentem dificuldades em utilizar os recursos tecnológicos em sala de aula como auxiliar da aprendizagem dos/as alunos/as. Nesse sentido, os resultados encontrados foram à necessidade de uma formação mais eficaz, quanto à utilização de recursos tecnológicos na escola com fins de auxiliar mais no processo de ensino e aprendizagem de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/PB.
Abstract: The work has the focus the use of technological resources in the teaching and learning process of students the 5º grade of elementary public school of Cajazeiras city. For survey, we based on theorical referencial Bahrens; Masetto; Moran (2011), Sampaio; Leite (2011), Tajra (2012) e Demo (2008) among others. Thus, the objective of this paper it was investigate the use of the technological resources in the teaching and learning process of students the 5º grade of elementary public school of Cajazeiras city, as well as, to check how the computer was used by the teachers, looking to identify which kind of available technologies in the researched schools. We had the care in keeping the survey focus as exploratory, and also, we tried to know the reality of the teacher on the use of tecnological resources with the 5º grade students, and how the field research can contribute to techniques procedures since it seeks to deepen the questions posed. The survey was conducted through of questionnaire with 09 (nine) open questions, which were answered by 04 (four) teachers of the public schools elementar level in the public institutions of the Cajazeiras city. From of the data analyzes it was possible to note that despite the teachers had claimed that know how to use the tecnologies in the school and that the state provides an empowerment course, they experience difficulties in the use of the technology resources in the class like auxiliar in the students learning. In the sense, the results found were the necessity effective training, as the use of tecnological resources in the school to assist the learning and teaching processo of the students of 5º grade the elementar school of cajazeiras city.
Keywords: Recursos tecnológicos - educação
Aprendizagem
Prática de ensino
Ensino - recursos tecnológicos
Technological Resources - Education
learning
Teaching practice
Education - technological resources
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6770
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIGIA ARRUDA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfLígia Arruda de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2016. 2.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.