Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, L. N. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804482107479252pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094353742486259pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.referee2LIRA , Rejane Maria de Araújo.-
dc.description.resumoNos dias atuais é cada vez mais necessário discutir a formação inicial e contínua e os saberes docentes, como forma de repensar a prática pedagógica diante dos desafios do dia-a-dia. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar os conhecimentos referentes ao tema e compreender melhor a relevância dos saberes docentes e os desafios da profissão. Assim sendo, este estudo objetivou refletir sobre a importância da formação inicial e contínua, bem como investigar as concepções de formação inicial e contínua dos docentes, discutir a importância dos saberes necessários à prática dos professores, identificar as principais dificuldades dos professores no processo de formação contínua e os desafios da profissão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória para esclarecer melhor o tema, seguida de uma pesquisa de campo realizada com 4 (quatro) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Barro-CE. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 9 (nove) questões. Os dados foram analisados a partir das falas das docentes fazendo a mediação teórica com autores como Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), entre outros. Os resultados apontaram as inúmeras dificuldades vivenciadas pelas professoras, como a ausência ou pouca disponibilidade de outros profissionais para substitui-las durante as formações, a falta de tempo para participarem das formações, a não parceria entre família e escola, entre outras. Essa situação aponta a importância da formação inicial e a necessidade de uma formação contínua como possibilidade de construir novos conhecimentos para enfrentar os desafios docentes, assim como para ressignificar os saberes necessários à prática educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais.pt_BR
dc.date.issued2017-08-23-
dc.description.abstractNowadays, it is increasingly necessary to discuss initial and continuing education and teacher knowledge, as a way of rethinking pedagogical practice in the face of everyday challenges. This theme was chosen with the purpose of broadening the knowledge about the subject and better understanding the relevance of the teaching knowledge and the challenges of the profession. Thus, this study aimed to reflect on the importance of initial and continuing training, as well as investigate the conceptions of initial and continuing teacher training, discuss the importance of the knowledge needed for teachers' practice, identify the main difficulties teachers face in the training process The challenges of the profession. For that, an exploratory research was carried out to better clarify the theme, followed by a field survey conducted with 4 (four) teachers from the first years of elementary school, from a municipal school in the city of Barro-CE. A semi-structured interview with 9 (nine) questions was used as data collection instrument. The data were analyzed from the lectures of the teachers doing the theoretical mediation with authors like Franco (2008), Imbérnón (2006), Nóvoa (2002), Pimenta (2007), Tardif (2008), among others. The results pointed out the many difficulties experienced by the teachers, such as the absence or lack of availability of other professionals to replace them during training, lack of time to participate in training, non-partnership between family and school, among others. This situation points to the importance of initial training and the need for continuous training as a possibility to build new knowledge to face the teaching challenges, as well as to re-significate the knowledge necessary for the educational practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6773-
dc.date.accessioned2019-09-05T19:49:26Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T19:49:26Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial and continuous training of teachers and the knowledge necessary for their practice in the face of current challenges.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Lúcia do Nascimento Pinheiro. Formação inicial e contínua de professores e os saberes necessários a sua prática diante dos desafios atuais. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÚCIA DO NASCIMENTO PINHEIRO SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfLúcia do Nascimento Pinheiro Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017. 454.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.