Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
Title: Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
Other Titles: Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Allany Pinto da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Docência - aprendizagem;Formação de professores;PIBID;Teaching - learning;Teacher training
Issue Date: 23-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional.
Abstract: This work aims to analyze teaching learning from experiences in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching – PIBID/Pedagogy in the academic learning of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Cajazeiras/PB campus. PIBID/Pedagogy works in public schools, in the early years of Elementary School, from 1st to 5th year. The Program is part of four schools that have signed partnerships with the University, including undergraduate students in Pedagogy in school practice, even before completing the course. PIBID contributes to the teaching-learning process in the schools in which it operates, together with the supervisor who assists and supervises the scholarship holders of initiation to teaching in the activities developed and has contributed to the learning of students with difficulties in understanding the contents worked in classroom, more specifically in reading and writing. These students receive weekly assistance during the pedagogical shifts. The research is qualitative and was carried out through a questionnaire containing six questions, with 13 scholarship students from the Program and who are students of the Pedagogy course. We conclude that the scholarship holders who answered the questionnaire understand the importance of PIBID for their teacher training, specifically considering the different activities experienced in the Program such as: planning, workshops, pedagogical shifts, as well as the interaction experienced with everyone who is part of the school environment in favor of an education that truly transforms the educational reality.
Keywords: Docência - aprendizagem
Formação de professores
PIBID
Teaching - learning
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLANY PINTO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfAllany Pinto da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017. 520.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.