Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6786
Title: Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
Other Titles: Play and learn in early childhood education: understandings about the playful in the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Vania Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAUJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Impudicidade;Educação infantil;Práticas pedagógicas;Aprendizagem;Playfulness;Child education;Pedagogical practices;Learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Vania Gomes. Brincar e aprender na educação infantil: compreensões acerca do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como questão central: Como professoras e monitoras, da Educação Infantil, compreendem a utilização do lúdico em suas práticas pedagógicas? Para responder a esse questionamento elencamos os seguintes objetivos: analisar o que professoras e monitoras compreendem sobre o lúdico nas atividades em sala de aula; refletir a utilização de jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas de professoras e monitoras e discutir a relação existente entre o lúdico e a aprendizagem escolar. Embora a temática seja muito abordada nos dias atuais, o despertar do interesse pela pesquisa foi a necessidade de aprofundar estudos que estivessem relacionados ao lúdico na Educação Infantil, por esta representar um dos grandes percentuais de instituições que acolhem crianças de baixa renda que tanto dependem de seus profissionais para oportunizar um melhor desenvolvimento integral. A pesquisa foi realizada com duas docentes e duas monitoras com idade entre 32 e 48 anos, que atuam com crianças entre quatro e cinco anos de idade em uma instituição pública localizada na cidade de Cajazeiras/PB. A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo; e a análise dos dados foi efetivada mediante a análise temática. As informações da pesquisa foram obtidas mediante um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que, embora os profissionais da Educação Infantil compreendam que, o lúdico constitui um universo de possibilidades de desenvolvimento de habilidades/capacidades para o desenvolvimento pleno da criança, em alguns casos, existem reflexos de um modelo tradicional de ensino. Pode-se concluir que, as atividades lúdicas representam o alicerce do desenvolvimento da criança, e que necessita ser não só compreendido, mas explorado com maior intensidade por todos educadores, além de permanecerem em constante processo de formação para atender todas as necessidades da criança.
Abstract: The central issue of this research is: How do teachers and teaching assistants from Early Childhood Education understand the use of playful activities in their pedagogical practices? To answer this question, we’ve listed the following objectives: to analyze what teachers and teaching assistants understand about playful activities in the classroom; to reflect the use of games in the pedagogical practices of teachers and teaching assistants, and discuss the relation between playful activities and school learning. Although this theme has been very addressed nowadays, the awakening to the interest of this research was in the need of further studies that would be related to the playful activities at Early Childhood Education, because it represents a major percentage of institutions for low-income children who rely on their professionals to create opportunities for a better integral development. The survey was conducted with two teachers and two teaching assistants aged between 32 and 48 years old, who work with children aged between four and five years old in a public institution located in Cajazeiras city, state of Paraíba. This research is exploratory and qualitative; and the analysis of the data happened through thematic analysis. The information for this survey was obtained through a semi-structured questionnaire. The results indicate that, although professionals at Early Childhood Education understand that playful activities constitute a universe of possibilities for the development of skills/ abilities fully developing children, sometimes there are reflections of a traditional teaching model. It is possible to conclude that playful activities represent the foundation for children’s development, and it needs to be not only understood, but explored more intensely by all the teachers, besides they remain in constant process of formation to attend all of the child’s needs.
Keywords: Impudicidade
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Playfulness
Child education
Pedagogical practices
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6786
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANIA GOMES VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfVania Gomes Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2014.299.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.