Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6793
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNEGROMONTE, K. K. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931100714335297pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA , Marco Antonio M.-
dc.contributor.referee2MATOS, Denilson Pereira de.-
dc.description.resumoAs atividades de ensino já não podem desconsiderar a relevância e os impactos que as tecnologias da informação provocam na aprendizagem, visto que o ambiente digital é permeado de sites que disponibilizam gratuitamente materiais didáticos, a exemplo de videoaulas, para auxiliar o estudo de conteúdos destinados a exames de larga escala, dentre estes, o ENEM. Nessa perspectiva, a presente pesquisa preocupa-se em refletir sobre os saberes profissionais docentes subjacentes à exposição de conteúdos de leitura e de escrita, visto que ler e escrever são aspectos decisivos para um bom resultado no processo seletivo ENEM. Assim, investigar o direcionamento desses conteúdos em vídeos pode contribuir para um redimensionamento das estratégias didáticas utilizadas no ensino, como também para a manutenção e divulgação de recursos que complementam a formação do sujeito-aluno-candidato que está concluindo ou já concluiu o ensino médio. Diante disso, a presente pesquisa tem como questões norteadoras: Será que a presença de vídeos educativos, destinados a exames de larga escala, manifesta formas diferenciadas de tratar os saberes sobre leitura e escrita? Que saberes docentes/profissionais se destacam, em videoaulas, ante a mobilização de conteúdos de leitura e de escrita destinadas a tais exames? Para respondê-las, temos como objetivo geral: refletir sobre os saberes docentes de vídeos educativos destinados ao ensino de Língua Portuguesa, a partir dos aspectos linguístico-discursivos e estruturais por eles apresentados. Como objetivos específicos, pretende-se: 1) caracterizar os saberes docentes em processos de didatização de conteúdos em videoaulas (de leitura e de escrita) de Língua Portuguesa; 2) analisar o funcionamento de videoaulas ante a exposição dos conteúdos de leitura e de escrita destinados a exames de larga escala, como o ENEM; 3) relacionar os saberes identificados às concepções de ensino de leitura e de escrita conforme recomendações para o exame. A pesquisa por videoaulas, com conteúdos destinados aos candidatos que desejam realizar o Enem, ocorreu a partir de 12 sites, recomendados pelo INEP e que são oferecidos como materiais complementares. Dentre os ambientes digitais elencados, optou-se pela análise de dois deles, face ao acesso aberto e gratuito a conteúdos de leitura e de escrita nos produtos digitais investigados. A inserção do objeto de análise em ambiente digital permite que essa investigação esteja ancorada na análise documental e na etnografia virtual, caracterizando-se, portanto, uma metodologia de natureza híbrida; pois as videoaulas são fontes de informações para a comprovação e a elucidação de estratégias didáticas para exposição de conteúdos e é um documento que para ser estudado o pesquisador passa a inserir-se no campo da investigação, a partir da observação de práticas culturais e de comunicação, troca-se o campo face a face por um ambiente on-line. A partir dessa seleção e do tratamento dos dados, realizaram-se reflexões teóricas sobre evolução dos estudos linguísticos diante das mídias digitais (Oliveira; Wilson (2013); Freire; Leffa (2013); Silva; Cyranka (2009)); os eixos de ensino leitura e escrita no espaço digital, destacando concepções de ensino sobre ler e escrever nesse ambiente (Kleiman (2008); Braga (2010); Koch e Elias(2014); Barton; Lee( 2015); Passareli (2012)); saberes docentes diante do processo de exposição de conteúdo (Tardif (2014), Pimenta (1999)); além de discussões sobre o gênero videoaula quanto aos aspectos estruturais e funcionais evidenciados a partir de recursos multissemióticos (Rojo (2012); Vieira; Silvestre (2015); Veloso (2014); Spanhol; Spanhol (2009)). A orientação teórica permitiu que identificássemos diferenças na abordagem de conteúdos mediante a variação do gênero videoaula. Os vídeos instrucionais e a aula gravada utilizaram a estratégia de exemplificação indireta por abstração do conteúdo, mobilizando saberes experienciais. As videoaulas, estratégias de conceituação, evidenciando saberes curriculares e disciplinares. Nesta perspectiva, há uma relação intrínseca entre o gênero digital, o conteúdo e os saberes frente à transposição didática. Essa triangulação, embora necessária, encontra-se, nos produtos digitais, fragmentada, sinalizando uma mudança de ambiente, no tratamento do objeto leitura e escrita, mas não uma mudança de perspectiva de ensino, com a predominância da abordagem tradicional. Evidenciar tais lacunas situa a relevância do profissional docente, colocando-o como central para a divulgação de saberes dos produtos digitais investigados, favorecendo o ensino de leitura e de escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleDidatização de saberes sobre leitura e escrita em ambientes digitais para exames de larga escala.pt_BR
dc.date.issued2019-06-
dc.description.abstractTeaching activities cannot disregard anymore the relevance and the impacts that the information technologies provoke in learning, for the digital environment is full of websites which provide for free teaching material, such as video lessons, to support the subject studying to large scale exams, like ENEM. Within this perspective, the following research aims to reflect about the professional teaching knowledges underlying to the exposition of reading and writing subjects, for reading and writing are decisive aspects to a good result on the selecting process of ENEM. Therefore, investigating the targeting of these subjects in videos may contribute to a resizing of teaching strategies used in teaching, as well as to the maintenance and the spread of resources which complement the education of the subject-student-candidate that is finishing or have already finished high school. Before that, the present research has the following four questions: Does the presence of educational videos, dedicated to large scale exams, express different forms of treating the reading and writing knowledges? Which teaching/professional knowledges are highlighted in video classes in front of the mobilization of reading and writing subjects dedicated to the mentioned exams? In order to answer them, our main aim is: to reflect about the teaching knowledges of educational videos directed to Portuguese Language teaching, by the linguistic-discursive and structural aspects presented by them. As for specific aims, we shall: 1) characterize the teaching knowledges within the processes of didactic sequences of video lessons’ contents (reading and writing) of Portuguese Language; 2) analyze the function of video lessons before the content exposition of reading and writing for large scale exam, like ENEM; 3) relate the identified knowledges to the reading and writing teaching concepts, according to the exam recommendations. The research of video lessons, with contents directed to candidates who desire to do Enem, occurred from 12 websites recommended by INEP, and are offered as extra materials. Among the selected digital environments, we decided analyzing two of them, for the open and free access to reading and writing contents in the digital products investigated. The inclusion of the analysis object in a digital environment allows that this investigation to be anchored in the documental analysis and in the virtual ethnography, being, therefore, a hybrid methodology; for the video lessons are full of information to prove and elucidate didactic strategies to the exposition of contents. Also, it is a document that, to be studied, the researcher inserts themselves in the investigation field from the observation of cultural practices and the communication; they change the face-to-face context to an on-line one. From the selection and the treatment of the data, some theoretical reflections were made about the evolution of the linguistic studies before the digital media (Oliveira; Wilson (2013); Freire; Leffa (2013); Silva; Cyranka (2009)); the axis of reading and writing teaching in the digital environment, highlighting concepts of teaching about reading and writing in this environment (Kleiman (2008), Braga (2010); Koch and Elias (2014); Barton; Lee (2015); Passareli (2012)); teaching knowledges before the process of content exposition (Tardiff (2014); Pimenta (1999)); besides discussions about the genre video lesson as for the structural and functional aspects evidenced from the multi-semiotic resources (Rojo (2012); Vieira; Silvestre (2015); Veloso (2014); Spanhol; Spanhol (2009)). The theoretic orientation allowed that we identified differences on the content approaches through the variation of video lesson genre. The instructional videos and the recorded lesson used the indirect exemplification strategy by the content abstraction, mobilizing experiencing knowledges. The video lessons, concepting strategies, evidencing curriculum and disciplinarian knowledges. Within this perspective, there is an intrinsic relation between the digital genre, the content and the knowledges before the didactic transposition. This triangle, though necessary, is found, in the digital products, fragmented, signalizing an environment change, in the treatment of the reading and writing object, but not a perspective of teaching change, with the predominance of the traditional approach. Evidencing these gaps situate the relevance of the teaching professional, putting them as central to the exposure of knowledges of the investigated digital products, favoring the reading and writing teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6793-
dc.date.accessioned2019-09-06T14:19:19Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-06T14:19:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTecnologia e Ensinopt_BR
dc.subjectAmbientes Digitaispt_BR
dc.subjectVideo Lessonspt_BR
dc.subjectTeaching Knowledgespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTechnology and Teachingpt_BR
dc.subjectDigital Environmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEGROMONTE, Katianny Késia Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge about reading and writing in digital environments for large-scale exams.pt_BR
dc.identifier.citationNEGROMONTE, K. K. M. Didatização de saberes sobre leitura e escrita em ambientes digitais para exames de larga escala. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6793pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.