Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Ramsés Nunes e.-
dc.contributor.advisor-co1IDSILVA, R. N.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283288442883348pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Keila Queiroz e.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee3ANDRADE, Vivian Galdino de.-
dc.contributor.referee4SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda.-
dc.description.resumoDurante o período conhecido como Primeira República o cenário urbano de Campina Grande esteve sujeito a uma série de mudanças rumo à direção do modelo moderno progressista instigado tanto pelo novo governo como pela iminência do novo século que despontava. Essas mudanças somente seriam efetivadas se houvesse pedagogias que cumprissem com o papel de modificar os comportamentos e feições da antiga cidade arcaica com traços provindos dos tempos imperiais e coloniais. O objetivo deste trabalho foi observar através dos meios de comunicação da época, os jornais veiculados no espaço da cidade em questão, como e por meio de quem manifestavam-se os discursos portadores dessa pedagogia, bem como a sua concretização dos espaços e comportamentos pedagogizados nesses conformes. Diante do trajeto proposto nos utilizamos do conceito de Pedagogia da Cidade para problematizar a expressão dos modelos legitimados pelo discurso científico e intelectual para transformação do espaço urbano, e da análise de discurso para interpretação de fontes periódicas jornalísticas restritas ao período de 1888 até 1930. Nosso aporte teórico é Michel de Certeau, quando este considera o espaço urbano enquanto praticado pelos sujeitos que o povoam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleUma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república.pt_BR
dc.date.issued2019-07-01-
dc.description.abstractDuring the period known as First Republic the urban scenario of Campina Grande was subjected to a series of changes towards the direction of the modern progressive model instigated by both the new government and the imminence of the new century that was emerging. These changes would only take effect if there were “pedagogies” that would fulfill the role of modifying the behavior and features of the ancient archaic town with imperial and colonial aspects. The aim of this work is to observe through the media of that time, the newspapers published in the space of the town in question, how and through whom the discourses bearing this “pedagogy” were manifested, as well as their concretization of the “pedagogized” spaces and behaviors. In view of the proposed path, we use the concept of “City Pedagogy” to question the expression of models legitimized by scientific and intellectual discourse for the transformation of urban space, and discourse analysis for the interpretation of periodic journalistic sources restricted to the period from 1888 to 1930. We use the theoretical approach by Michel de Certeau, considering that the urban space as practiced by the subjects who populate it.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6797-
dc.date.accessioned2019-09-06T17:29:44Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-06T17:29:44Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia da Cidadept_BR
dc.subjectRepublicanismopt_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectPedagogy of the Citypt_BR
dc.subjectRepublicanismpt_BR
dc.subjectNewspaperspt_BR
dc.subjectIntellectualspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Hadassa Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn urbanity under construction: pedagogies of Campina Grande in the times of the first republic.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, H. A. Uma urbanidade em construção: pedagogias de Campina Grande nos tempos da primeira república. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HADASSA ARAÚJO COSTA – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2019.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.