Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/681
Title: Índice de reconhecimento de secas usando a evapotranspiração potencial diária em região semiárida.
Other Titles: Drought recognition index using daily potential evapotranspiration in semiarid region.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Iury Araújo Macedo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROZ, Manoel Moisés Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALBUQUERQUE, Walker Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Virgínia de Fátima Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee3???: PEREIRA JÚNIOR, Ednaldo Barbosa.
Keywords: Dados meteorológicos;Penman-monteith;Thornthwaite;Semiárido;Evapotranspiração;Dados meteorológicos;Seca;Temperatura;Weather data
Issue Date: 22-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Iury Araujo Macêdo. Índice de reconhecimento de secas usando a evapotranspiração potencial diária em região semiárida. 2015. 52f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A falta d’água no semiárido brasileiro muitas vezes tornou-se fator limitante para desenvolvimento urbano, agrícola e industrial, interferindo diretamente na vida e renda das pessoas. Este trabalho teve como objetivo determinar o índice de reconhecimento de secas em região semiárida nordestina, usando como referência a evapotranspiração potencial diária obtida através do método Penman-Monteith (FAO) e de dados meteorológicos observados na bacia do Piancó-Piranhas-Açu para um período de 23 anos, esses dados foram adquiridos na estação meteorológica do INMET localizada no Perímetro Irrigado de São Gonçalo-Sousa- PB, com isso foi comparado com os métodos de Thornthwaite, Hargreaves e Blaney- Criddle, para períodos anuais, semestrais, trimestrais e mensais. Onde seus impactos foram calculados usando os métodos estatísticos da Raiz do Erro Quadrado Médio e a Média de Erro de Bias. Onde nove dos 23 anos foram detectados com seca. Semestralmente a seca mais forte aconteceu no segundo semestre, sendo classificada como seca de classes extremas, separado por trimestre os dois últimos apresentaram secas mais fortes, enquanto que mensalmente seus índices são bem próximos, em sua maior parte os resultados equivalente a anos de seca mais severa, iniciando no mês de maio. O método Thornthwaite foi o que mais se aproximou do método de referencia, sendo o mais indicado para ser usado na região, onde o mesmo é de fácil estimação necessitando somente de dados meteorológicos (temperatura)
Keywords: Dados meteorológicos
Penman-monteith
Thornthwaite
Semiárido
Evapotranspiração
Dados meteorológicos
Seca
Temperatura
Weather data
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/681
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IURY ARAUJO MACÊDO DANTAS - DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2015..pdf756.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.