Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
Title: Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais.
Other Titles: CFP Pedagogy Course: training, competencies and skills current.
???metadata.dc.creator???: SOARES, Joilma de Abreu.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Pedagogia - curso;Pedagogia - habilidades;Formação de professores;Pedagogy - course;Pedagogy - Skills;Teacher training
Issue Date: 18-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOARES, Joilma de Abreu. Curso de Pedagogia do CFP: formação, competências e habilidades atuais. 2016. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objeto de estudo o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina, com os objetivos de analisar o curso de Pedagogia do CFP: formação competências e habilidades atuais; discutir o curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores; investigar as competências e habilidades do pedagogo diante das novas exigências e demandas sociais e refletir os espaços de atuação do pedagogo frente aos novos desafios da sociedade contemporânea. Na atualidade é exigido cada vez mais profissionais com formação, competências e habilidades, para atuar nos diferentes espaços escolares e não escolares. O estudo teórico foi elaborado a partir das contribuições de autores como Tardif e Lessard (2009); Franco (2008); Pimenta e Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud e Thurler (2002); Rios (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Nogueira (1989); entre outros. Em seguida, foi realizado um estudo de campo com 10 (dez) egressos do curso de Pedagogia, no exercício da docência, na cidade de Cajazeiras e região do estado da Paraíba. No intuito de compreender através de suas falas o processo de formação, competências e habilidades do pedagogo na atualidade. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, contendo seis questões, a análise dos dados foi realizada numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que alguns dos pedagogos entrevistados não possuem clareza sobre as competências e habilidades inerentes ao pedagogo, muitos, ainda, percebem o curso como conjunto de técnicas. Logo, o curso precisa intensificar a formação de pedagogos críticos-reflexivos, com autonomia, capaz de pensar e repensar suas práticas em diferentes espaços educativos.
Abstract: This paper has as object of study the Faculty of Education of the Federal University of Campina Teacher Training Centre with the objective of analyzing the course of CFP Pedagogy: training skills and current skills; discuss the Faculty of Education Teacher Training Center; investigate the skills and teacher skills in the face of new demands and social demands and reflect the teacher's performance spaces face the new challenges of contemporary society. At the present time it is required more and more professionals with training, skills and abilities to act in different school and non-school spaces. The theoretical study was drawn from the contributions of authors such as Tardif and Lessard (2009); Franco (2008); Pepper and Ghedin (2008); Libâneo (2004); Ferreira (2003); Perrenoud and Thurler (2002); Rivers (2001); Cambi (1999); Brzezinski (1996); Walnut (1989); among others. Then, a field study with ten (10) Faculty of Education graduates was held in the teaching profession in the city of Cajazeiras and the state of Paraiba region. In order to understand through his lines the training process, skills and teacher's skills today. Data collection was carried out from a semi-structured interview, with six questions, the analysis was performed on a qualitative approach. The results showed that some of the interviewed teachers have no clarity about the competencies and skills inherent to the teacher, many still perceive the course as a set of techniques. Thus, the course needs to intensify the formation of critical-reflective teachers with autonomy, able to think and rethink their practices in different educational spaces.
Keywords: Pedagogia - curso
Pedagogia - habilidades
Formação de professores
Pedagogy - course
Pedagogy - Skills
Teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6836
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOILMA DE ABREU SOARES. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2016.pdfJoilma de Abreu Soares. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2016.626.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.