Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6838
Title: Um olhar sobre a formação de pedagogos (as) do CFP/UFCG acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita.
Other Titles: A look at the training of CFP / UFCG educators about learning difficulties in reading and writing.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Naésia da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
Keywords: Psicologia educacional;Aprendizagem - dificuldades;Educação infantil;Formação docente;Educational psychology;Learning - difficulties;Child education;teacher training
Issue Date: 11-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Naésia. Um olhar sobre a formação de pedagogos (as) do CFP/UFCG acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo geral: compreender qual o olhar dos professores da UAE/UFCG/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, enquanto formadores de novos educadores. A pesquisa surgiu a partir de um questionamento que foi qual o olhar que os professores da UAE/UFCG/CFP têm em relação as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita dos/as estudantes do curso de Pedagogia enquanto formadores de novos educadores? Tem como objetivo geral compreender qual o olhar dos professores da UAE/UFCG/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita enquanto formadores de novos educadores. E objetivos específicos: Conceituar dificuldades de aprendizagem para a compreensão histórica do termo; Identificar como vem sendo desenvolvidas pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem no âmbito do ensino superior; Analisar as falas dos docentes do curso de Pedagogia UAE/CFP acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita enquanto formadores de novos educadores. Do mesmo modo por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo e com o referencial teórico como subsidio, tornou-se possível fazer um estudo mais aprofundado sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Para melhor compreensão, trouxemos uma retrospectiva do contexto histórico, bem como as dificuldades de aprendizagem como sendo a inter-relação de diversos fatores, tais como: privações culturais e psicossociais e com se dá a influência no desenvolvimento global e por conseguinte em seu aproveitamento escolar, além de abordar também questões como o papel do educador frente as dificuldades de aprendizagem. A partir daí iniciamos as análises dos dados coletados fazendo um contraponto com o embasamento teórico que nos possibilita a discussão do nosso objeto de estudo para que fosse possível uma melhor compreensão do tema em questão. Os resultados dos dados coletados nos mostram que a formação acadêmica não é suficiente para que os futuros docentes aprendam a trabalhar com as dificuldades de aprendizagem, haja vista que a universidade prepara mas a formação continuada torna-se indispensável, uma vez que cada dia mais surgem questionamentos referente a aprendizagem.
Abstract: The purpose of this study was to understand the view of UAE / UFCG / CFP teachers about learning difficulties in reading and writing as trainers of new educators. The research came from a question that was what the teachers of UAE / UFCG / CFP have in relation to the reading and writing learning difficulties of the students of the Pedagogy course as trainers of new educators? Its general objective is to understand the view of UAE / UFCG / CFP teachers about learning difficulties in reading and writing as trainers of new educators. And specific objectives: Conceptualize learning difficulties for the historical understanding of the term; Identify how research has been developed on learning difficulties in higher education; To analyze the speeches of the teachers of the UAE / CFP Pedagogy course on the difficulties of learning in reading and writing as trainers of new educators. Likewise, through a qualitative, bibliographical and field research and with the theoretical reference as subsidy, it became possible to do a more in-depth study on the difficulties of learning in reading and writing. For a better understanding, we have brought a retrospective of the historical context, as well as the learning difficulties as the interrelationship of several factors, such as: cultural and psychosocial deprivation and with the influence in the global development and therefore in its school achievement, in addition to addressing issues such as the role of the educator in facing learning difficulties. From there we began the analyzes of the collected data, making a counterpoint with the theoretical basis that allows us to discuss our study object so that a better understanding of the subject in question is possible. The results of the collected data show that the academic formation is not sufficient for the future teachers to learn to work with the learning difficulties, since the university prepares but the continued formation becomes indispensable, since every day more arise questions regarding learning.
Keywords: Psicologia educacional
Aprendizagem - dificuldades
Educação infantil
Formação docente
Educational psychology
Learning - difficulties
Child education
teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6838
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA NAÉSIA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMaria Naésia da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017.515.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.