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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871
Title: | Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. |
Other Titles: | Comparative analysis of traffic accidents at intersections, with or without central island, controlled by priority: a case study for the city of Natal-RN. |
???metadata.dc.creator???: | BRITTO, Júlio Henrique Diniz de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ANDRADE, Nilton Pereira de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | MELO, Aluísio Braz de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ANDRADE, Jonas Pereira de. |
Keywords: | Acidentes de Transito;Interseções;Rotatórias;Circulação Urbana;Mobilidade Urbana;Tráfego;Sistema Viário Urbano;Ilhas Centrais;Road Accidents;Intersections;Roundabouts;Urban Circulation;Urban mobility;Traffic Flow;Urban Road System;Central Islands |
Issue Date: | Aug-2001 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITTO, Júlio Henrique Diniz de. Análise comparativa dos acidentes de trânsito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade: um estudo de caso para a cidade de Natal-RN. 2001. 117f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2001. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os índices de acidentes de transito no Brasil estão entre os maiores do mundo. A interseção e suas proximidades são os locais onde se registram a maioria dos acidentes no sistema viário urbano. Este trabalho objetiva investigar os acidentes de transito em interseções, com ou sem ilha central, controladas por prioridade, analisando o desempenho da ilha central como dispositivo de redução de acidentes de transito em interseções. Um estudo de caso realizado na cidade de Natal - RN analisou os acidentes de transito registrados entre 1997 e 2000 em 14 (quatorze) interseções controladas por prioridade, sendo 7 (sete) dessas com ilhas centrais circulares. Apos as analises comparativas das características geométricas do trafego e dos acidentes registrados, concluiu-se que a implantação das ilhas centrais nas interseções estudadas não reduziu o numero nem a gravidade dos acidentes de transito. |
Abstract: | The registers of road accidents in Brazil are one of the biggest in the world. The intersections and their neighborhoods are considered to be the places where the majority of the road accidents occur. This work aims to investigate the road accidents, specifically, the ones in the intersections with or without "central islands", controlled by priority. It's also an objective of this work, to analyse the performance of the "central islands" as a mechanism of road accidents' reduction in the intersections. An application for Natal - RN, had allowed analysing the road accidents registered between 1997 and 2000 in 14 (fourteen) intersections controlled by priority at the considered town. Seven of these intersections were "central islands". The conclusion of the comparative analysis between the geometric characteristics, traffic flow and the registered accidents, is that the control islands' implementation at the studied intersections didn't reduce the number and severity of road accidents. |
Keywords: | Acidentes de Transito Interseções Rotatórias Circulação Urbana Mobilidade Urbana Tráfego Sistema Viário Urbano Ilhas Centrais Road Accidents Intersections Roundabouts Urban Circulation Urban mobility Traffic Flow Urban Road System Central Islands |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6871 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental. |
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