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Title: A matemática escolar: as vozes dos estudantes de uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Sumé-PB.
Other Titles: School mathematics: the voices of students at a public elementary school in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Romário Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MENEZES, Marcus Bessa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
Keywords: Educação matemática;Ensino de matemática;Relação professor aluno;Processo de ensino-aprendizagem;Mathematics education;Math teaching;Student teacher relationship;Teaching-learning process
Issue Date: 11-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Romário Batista. A matemática escolar: as vozes dos estudantes de uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Sumé-PB. 2019. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O aprendizado da disciplina de matemática tem sido uma das maiores dificuldades para os educandos, e essa é uma situação que atravessa décadas, perpassando por diferentes gerações, em todas as fases do processo de escolarização. Na educação básica é comum observar, entre os estudantes, as discussões acerca desse componente curricular, afirmando que é “difícil de entender, abstrata, sem sentido”, e embora pareça um clichê, essa realidade ainda é latente na modernidade. Este estudo apresenta como objetivo geral analisar qual o lugar ocupado, no currículo escolar, pela Matemática na visão de um grupo de alunos do 9º ano, de uma escola pública de Sumé – PB. Assim sendo, estabeleceu-se como problema central deste estudo: Qual o lugar ocupado, no currículo escolar, pela Matemática na visão de um grupo de alunos do 9º ano, de uma escola pública de Sumé – PB? Como justificativa, a presente pesquisa almeja contribuir com os estudos em torno das reflexões teóricas e práticas que faz parte da discussão e que permeia o desenvolvimento da pesquisa citada acima recai sobre as questões do ensino e da aprendizagem da matemática, quanto baseadas nas afirmações, e nos estudos dos autores e pesquisadores dessa temática, e ainda com base nos dados de campo que apontam para a realidade do ensino desse componente curricular, em uma turma do 9º ano, de uma escola pública de Ensino Fundamental II, na cidade de Sumé – PB. Metodologicamente, este estudo apresenta características de cunho bibliográfico, e pode ser classificado como pesquisa descritivo-exploratória com natureza qualitativa. Como objeto de estudo serão apresentados os relatos apresentados pela professora da turma selecionada, bem como os apontamentos descritos pelos alunos participantes da referida turma analisada. Todas essas informações foram coletadas em campo a partir da aplicação de questionários, e foram relacionados com base nas teorias selecionadas acerca da temática em questão. Como resultados, verificou-se que a interação entre os alunos da turma selecionada e a professora de matemática de fato está sendo construída, porém, o currículo escolar, que reflete a prática de ensino e a metodologia adotada nas aulas dessa disciplina ainda torna o ensino pautado em concepções meramente descritivas, ou seja, novas ferramentas devem ser inseridas no contexto, e a ausência de formação continuada dos professores, na rede de ensino analisada é uma questão que pode estar implicando na ausência de um ensino matemática inovador e reflexivo.
Abstract: Learning the discipline of mathematics has been one of the greatest difficulties for students, and this is a situation that goes through decades, passing through different generations, in all phases of the schooling process. In basic education it is common to observe among students the discussions about this curricular component, stating that it is "difficult to understand, abstract, meaningless", and although it may seem a cliché, this reality is still latent in modernity. This study has as general objective to analyze the place occupied in the school curriculum by Mathematics in the vision of a group of 9th grade students from a public school in Sumé - PB. Thus, it was established as the central problem of this study: What is the place occupied in the school curriculum by Mathematics in the vision of a group of 9th grade students from a public school in Sumé - PB? As justification, the present research aims to contribute to the studies around the theoretical and practical reflections that is part of the discussion and that permeates the development of the research cited above, falls on the questions of teaching and learning of mathematics, how much based on the affirmations, and in the studies of the authors and researchers of this theme, and also based on the field data that point to the reality of the teaching of this curricular component, in a class of the 9th grade, of a public school of Elementary Education II, in the city of Sumé - PB . Methodologically, this study presents bibliographic characteristics, and can be classified as a descriptive-exploratory research with a qualitative nature. As object of study will be presented the reports presented by the teacher of the selected class, as well as the notes described by the students participating in the said class analyzed. All this information was collected in the field from the application of questionnaires, and were related based on the selected theories about the subject in question. As results, it was verified that the interaction between the students of the selected class and the mathematics teacher is actually being constructed, however, the school curriculum, which reflects the teaching practice and the methodology adopted in the classes of this discipline still makes teaching based on purely descriptive concepts, that is, new tools must be inserted in the context, and the absence of continuous training of teachers in the network analyzed is an issue that may be implying in the absence of an innovative and reflective mathematical teaching.
Keywords: Educação matemática
Ensino de matemática
Relação professor aluno
Processo de ensino-aprendizagem
Mathematics education
Math teaching
Student teacher relationship
Teaching-learning process
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6909
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo

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