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dc.creator.IDMARQUES, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247637591935059pt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.contributor.advisor1IDBRITO, L. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696932840476955pt_BR
dc.contributor.referee1MARTINS, Fabíola da Cruz.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.description.resumoTem-se percebido, na atualidade, a necessidade de novos recursos metodológicos nas aulas de matemática para facilitar a compreensão dos alunos em torno dos conteúdos abordados na matemática. Dentre tais recursos, tem-se como possibilidade a utilização do material manipulável, como o Algeplan, que pode facilitar o trabalho com as manipulações de expressões algébricas. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivos investigar as potencialidades e limitações do algeplan na resolução de problemas de equações, bem como avaliar a possibilidade de utilização desse material como um recurso metodológico para desenvolver a capacidade de solucionar equações. Para tanto, tal pesquisa foi fundamentada a partir: (i) dos estudos de Allevanto e Onuchic (2005), Redling (2011) e Romanatto (2012), que discutem sobre o uso da metodologia de resolução de problemas como um recurso metodológico para o ensino de matemática, especificamento sobre a elaboração e investigação de problemas; (ii) nos estudos de Silva (2004) e Lorenzato (2006), que falam sobre o uso das materiais didáticos manipuláveis. Nossa atividade foi desenvolvida por meio da pesquisa qualitativa devido a sua metodologia, em uma Escola da Rede Pública da Paraíba com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos algumas etapas da resolução de problema, como: leitura em grupo, problematização, observação e questionamento, resolução dos problemas. Identificamos que, durante o desenvolvimento da atividade, encontramos algumas dificuldades em relação às noções básicas de geometria que são necessárias para compreensão do Algeplan, nas manipulações, no quadrado da soma e na equação de segundo grau. Em nossa pesquisa, foi possível concluir que o Algeplan contribui para o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqÁlgebrapt_BR
dc.titleO uso do algeplan no ensino de álgebra na perspectiva da resolução de problema.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractOne has now been realized the need for new methodological resources in mathematics classes to facilitate students understanding of the contents covered in this area. Among these resources, one has as a possibility the use of manipulative material, such as Algeplan, which can facilitate the teaching process of manipulations of algebraic expressions. Therefore, the present research aims to investigate the potentialities and limitations of algeplan in solving problems of equations, as well as to evaluate the possibility of using this material as a methodological resource to develop the capacity to solve equations. To that end, such research was based on: (i) the studies by Allevanto and Onuchic (2005), Redling (2011), and Romanatto (2012), which discuss the use of problem solving methodology as a methodological resource for teaching of mathematics, specification on the elaboration and investigation of problems; (ii) in the studies of Silva (2004) and Lorenzato (2006), who talk about the use of manipulative didactic materials. Our study was carried out through a qualitative research, in one Public School of the state of Paraíba in Brazil, with students of the 9th grade. We used some stages of problem solving methodology, such as group: reading groups, problematization, observation and questioning, problem solving. We identified that, during the development of the activity, a group of students presented some difficulties regarding the basic notions of geometry; necessary prerequisites for understanding Algeplan, especially in manipulations of the sum square and the second degree equation. In our research, it was possible to conclude that Algeplan contributes to the process of teaching learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6910-
dc.date.accessioned2019-09-11T08:58:46Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T08:58:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInvestigação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectMathematical researchpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectHandling materialspt_BR
dc.subjectInvestigación matemática-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARQUES, Anailde Felix.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of algeplan in perspective algebra teaching of problem resolution.pt_BR
dc.title.alternativeO uso do algeplan no ensino de álgebra na perspectiva da resolução de problema.-
dc.identifier.citationMARQUES, Anailde Felix. O uso do algeplan no ensino de álgebra na perspectiva da resolução de problema. 2018. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenActualmente, se ha percibido la necesidad de nuevos recursos metodológicos en las clases de matemáticas para facilitar la comprensión de los estudiantes de los contenidos tratados en matemáticas. Entre tales recursos, es posible utilizar material manipulable, como Algeplan, que puede facilitar el trabajo con la manipulación de expresiones algebraicas. Por lo tanto, la presente investigación tiene como objetivo investigar las potencialidades y limitaciones del algeplan en la resolución de problemas de ecuaciones, así como evaluar la posibilidad de utilizar este material como recurso metodológico para desarrollar la habilidad de resolver ecuaciones. Por lo tanto, esta investigación se basó en: (i) los estudios de Allevanto y Onuchic (2005), Redling (2011) y Romanatto (2012), quienes discuten el uso de la metodología de resolución de problemas como recurso metodológico para la enseñanza de las matemáticas, específicamente en la elaboración e investigación de problemas; (ii) en los estudios de Silva (2004) y Lorenzato (2006), quienes hablan del uso de materiales didácticos manipulativos. Nuestra actividad se desarrolló a través de una investigación cualitativa debido a su metodología, en una Escuela Pública de Paraíba con alumnos del 9º año de la Enseñanza Fundamental. Utilizamos algunas etapas de resolución de problemas, tales como: lectura en grupo, problematización, observación y cuestionamiento, resolución de problemas. Identificamos que, durante el desarrollo de la actividad, encontramos algunas dificultades en relación a las nociones básicas de geometría que son necesarias para la comprensión de Algeplan, en manipulaciones, en el cuadrado de la suma y en la ecuación cuadrática. En nuestra investigación fue posible concluir que Algeplan contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

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