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dc.creator.IDOLIVEIRA, I. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047455394612303pt_BR
dc.contributor.advisor1CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.-
dc.contributor.advisor1IDCARDOSO, V.V.B.P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8060112428857185pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Ana Beatriz Macêdo Venâncio dos.-
dc.contributor.referee2JUSTINO FILHO, José.-
dc.description.resumoÉ em casa que se inicia os primeiros laços emocionais e sociais com o mundo. É nela que se vivem as primeiras alegrias, tristezas e discórdias. Assim como em nosso organismo, a casa também tem o órgão acolhedor e consolador: a cozinha. Através dela realizamos Oficinas Culinárias como uma forma mais lúdica e prazerosa de trabalhar Educação Alimentar e Nutricional. Deste modo, este trabalho teve como objetivo entender o papel das oficinas culinárias enquanto estratégia de construção social de saberes e práticas em Educação Alimentar e Nutricional. Os dados foram coletados a partir das ações do projeto de extensão “Grupo Vida Novos” mediadas pelos alunos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO), realizado na cidade de Cuité-PB. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, característica de pesquisa-ação. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da técnica de observação participante, escuta ativa e interpretação de fala dos envolvidos. Os resultados encontrados na investigação foram estruturados por encontros, os quais foram norteados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira e além das receitas geraram frases afetivas relativas a estes. O alimento como mediador de relações humanas e sociabilidade. Dessa forma, através da escrita, pode-se compreender a possibilidade de discutir nutrição, direitos humanos, cidadania e outras questões de características à condição humana através das potencialidades da comensalidade e práticas alimentares como mediadores de diálogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqNutriçãopt_BR
dc.titleOficinas culinárias: uma percepção de construção de saberes e sabores.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractIt is at home that the first emotional and social ties with the world begin. It is in her that live the first joys, sorrows and discord. Just like in our body, the house also has the cozy and comforting organ: the kitchen. Through her we hold Culinary Workshops as a more playful and pleasurable way of working on Food and Nutrition Education. Thus, this work aimed to understand the role of culinary workshops as a strategy for social construction of knowledge and practices in Food and Nutrition Education. The data were collected from the activities of the "Vida Nova" extension project, mediated by the students of the Center for Research and Extension in Nutrition and Public Health (Núcleo PENSO), held in the city of Cuité-PB. We chose a qualitative approach to research, an action research characteristic. The data of the research were analyzed using the participant observation technique, active listening and speech interpretation of those involved. The results found in the research were structured by meetings, which were guided by the Food Guide for the Brazilian Population and in addition to the recipes generated affective phrases related to these. Food as mediator of human relations and sociability. In this way, through writing, one can understand the possibility of discussing nutrition, human rights, citizenship and other issues of characteristics to the human condition through the potentialities of commensality and eating practices as mediators of dialogues.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6924-
dc.date.accessioned2019-09-11T11:42:52Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T11:42:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOficinas Culináriaspt_BR
dc.subjectCozinhapt_BR
dc.subjectGuia Alimentarpt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectCulinary Workshopspt_BR
dc.subjectCookingpt_BR
dc.subjectFood Guidept_BR
dc.subjectExtensionpt_BR
dc.subjectTalleres gastronómicos-
dc.subjectCocina-
dc.subjectAlimentaria-
dc.subjectAmpliación-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Isabela Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCulinary workshops: a perception of building knowledge and flavors.pt_BR
dc.title.alternativeTalleres culinarios: una percepción de la construcción de saberes y sabores.-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabela Dantas. Oficinas culinárias: uma percepção de construção de saberes e sabores. 2018. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.description.resumenEs en el hogar donde comienzan los primeros lazos afectivos y sociales con el mundo. Es en ella donde se viven las primeras alegrías, tristezas y discordias. Como en nuestro organismo, la casa también tiene un órgano acogedor y consolador: la cocina. A través de ella realizamos Talleres Culinarios como una forma más lúdica y placentera de trabajar la Educación Alimentaria y Nutricional. Así, este trabajo tuvo como objetivo comprender el papel de los talleres culinarios como estrategia para la construcción social de saberes y prácticas en Educación Alimentaria y Nutricional. Los datos fueron recolectados a partir de las acciones del proyecto de extensión “Grupo Vida Novos” mediado por estudiantes del Núcleo de Investigación y Extensión en Nutrición y Salud Colectiva (Núcleo PENSO), realizado en la ciudad de Cuité-PB. Se optó por un enfoque de investigación cualitativo, propio de la investigación acción. Los datos de la investigación fueron analizados mediante la técnica de observación participante, escucha activa e interpretación del habla de los involucrados. Los resultados encontrados en la investigación fueron estructurados por encuentros, que fueron orientados por la Guía de Alimentos para la Población Brasileña y, además de las recetas, generaron frases afectivas relacionadas con ellas. La comida como mediadora de las relaciones humanas y de la sociabilidad. Así, a través de la escritura, se puede comprender la posibilidad de discutir sobre nutrición, derechos humanos, ciudadanía y otros temas relacionados con la condición humana a través del potencial de la comensalidad y las prácticas alimentarias como mediadores del diálogo.-
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