Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6955
Title: O ensino e aprendizagem na visão de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves em Cuité - PB.
Other Titles: Teaching and learning in the view of teachers at the Tancredo de Almeida Neves Municipal Elementary School in Cuité - PB.
Enseñar y aprender desde la mirada de los docentes de la Escuela Primaria Municipal Tancredo de Almeida Neves de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: FONSÊCA, Ana Carolina dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
Keywords: Concepções de docentes;Abordagens de ensino e aprendizagem;Conceptions of teaching;Approaches to teaching and learning;Concepciones de los profesores;Enfoques de enseñanza y aprendizaje
Issue Date: 12-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FONSÊCA, Ana Carolina dos Santos. O ensino e aprendizagem na visão de professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves em Cuité - PB. 2014. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo descrever as concepções de ensino e aprendizagem dos docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves em Cuité/PB que atuam na primeira fase do ensino fundamental. A importância de se estudar as concepções de ensino e aprendizagem de professores reside no fato de que, as compreendendo, podemos entender como o processo de educação é construído por determinado grupo. Diante disto, em novembro de 2013, realizamos uma pesquisa com os doze docentes da referida escola que trabalham com a primeira fase do ensino fundamental responderam um questionário cuidadosamente elaborado contendo perguntas abertas, fechadas e de múltiplas escolhas. Das doze professoras, apenas dez aceitaram participar da pesquisa e assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. As respostas foram analisadas usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Após a análise, verificamos que apesar dos docentes conhecerem alguns tipos de abordagens utilizadas no processo de ensino e aprendizagem encontradas na literatura, a maioria optam em utilizar a abordagem tradicional, confirmando o que diz Mizukami (1986) sobre a educação caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola.
Abstract: This study aimed to describe the conceptions of teaching and learning of teachers of Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves in Cuité /PB to act in the first phase of basic education. The importance of studying the conceptions of teaching and learning for teachers lies in the fact that the understanding, we can understand how the process of education is built by a certain group. Before this, in november 2013, we conducted a survey of the twelve teachers of that school working with the first phase of basic education completed a carefully designed questionnaire containing open, closed and multiple-choice questions. Of the twelve teachers, only ten agreed to participate and signed an informed consent. The responses were analyzed using the technique of content analysis of Bardin (1977). After analysis, we found that although teachers know some types of approaches used in the teaching and learning process in the literature, most opt to use the traditional approach, confirming that says Mizukami (1986 ) on education characterized as transmitting knowledge and restricted to the action of the school.
???metadata.dc.description.resumen???: Este estudio tuvo como objetivo describir las concepciones de enseñanza y aprendizaje de los profesores de la Escuela Municipal Tancredo de Almeida Neves de Cuité/PB que actúan en la primera etapa de la enseñanza fundamental. La importancia de estudiar las concepciones docentes sobre la enseñanza y el aprendizaje radica en que, al comprenderlas, podemos comprender cómo se construye el proceso educativo por parte de un determinado grupo. Ante ello, en noviembre de 2013, realizamos una encuesta a los doce docentes de la mencionada escuela que trabajan con el primer ciclo de educación primaria respondiendo un cuestionario cuidadosamente elaborado que contenía preguntas abiertas, cerradas y de opción múltiple. De los doce docentes, solo diez aceptaron participar en la investigación y firmaron un consentimiento informado. Las respuestas se analizaron utilizando la técnica de análisis de contenido de Bardin (1977). Luego del análisis, encontramos que si bien los docentes conocen algunos tipos de enfoques utilizados en el proceso de enseñanza y aprendizaje encontrados en la literatura, la mayoría opta por utilizar el enfoque tradicional, confirmando lo que dice Mizukami (1986) sobre la educación caracterizada como la transmisión de conocimientos y restringida a la acción escolar.
Keywords: Concepções de docentes
Abordagens de ensino e aprendizagem
Conceptions of teaching
Approaches to teaching and learning
Concepciones de los profesores
Enfoques de enseñanza y aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6955
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA DOS SANTOS FONSÊCA - TCC EM ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2014.pdfAna Carolina dos Santos Fonsêca - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014459.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.