Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6956
Title: Análise da adequação da rotulagem e presença de propaganda direcionada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB.
Other Titles: Analysis of the adequacy of labeling and presence of advertising directed to children contained in the packaging of juices, nectars and tropical solid preparations sold in supermarkets of Cuité-PB.
Análisis de la adecuación del etiquetado y presencia de publicidad dirigida a los niños contenida en los envases de jugos, néctares y preparados sólidos tropicales vendidos en los supermercados de Cuité-PB.
???metadata.dc.creator???: FERRAZ, Emília Galdino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JERÔNIMO, Heloísa Maria Ângelo.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: OLIVEIRA, Thamires Mabel Queiroz de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Raquel Alves de.
Keywords: Rotulagem;Obesidade;Publicidade;Labeling;Obesity;Publicity;Obesidad;Publicidad
Issue Date: 25-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERRAZ, Emília Galdino. Análise da adequação da rotulagem e presença de propaganda direcionada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB. 2018. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O consumo de produtos industrializados vem ganhando destaque devido à praticidade para os indivíduos que não tem mais tempo para o preparo a partir do produto in natura e atualmente as indústrias tem investido em anúncios de alimentos pobres em nutrientes, de modo que as escolhas por produtos saudáveis sejam mais difíceis, gerando um ambiente obesogênico, comprometem principalmente a saúde das crianças. Associado a esses fatores, vale destacar os efeitos provocados pelas embalagens, que permite influenciar o público infantil de forma consciente e inconsciente, sobretudo pela presença do marketing e da propaganda. O estudo tem como objetivo analisar a adequação da rotulagem obrigatória e a presença de propaganda destinada ao público infantil contidas nas embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos tropicais comercializados nos supermercados de Cuité-PB. Utilizou-se como estratégia metodológica uma pesquisa de campo descritiva. A coleta dos dados das embalagens de sucos, néctares e preparados sólidos foi realizada nas gôndolas de quatro supermercados de pequeno porte localizados na cidade de Cuité-PB. Para a análise, foram utilizados os dados dispostos nas planilhas do Microsoft Office Excel 2007. Os resultados apontaram que as variáveis analisadas se configuravam conformes em sua maioria e a não conformidade dos aditivos se repetiu em todas as amostras. Neste sentido, o estudo sinaliza para uma melhoria da fiscalização dos órgãos competentes.
Abstract: The consumption of industrialized products has been gaining prominence due to the practicality for the individuals who do not have more time to prepare from the product in natura and currently the industries have invested in nutrient poor food ads, so that the choices for healthy products are more difficult, generating an obesogenic environment, mainly compromise children's health. Associated with these factors, it is worth highlighting the effects caused by packaging, which allows children to be influenced consciously and unconsciously, mainly by the presence of marketing and advertising. The objective of this study was to analyze the adequacy of nutritional labeling and the presence of advertising aimed at children in the packaging of juices, nectars and tropical solid preparations commercialized in the supermarkets of Cuité-PB. A descriptive field research was used as methodological strategy. Data collection of juice, nectars and solid preparations was carried out in the gondolas of four small supermarkets located in the city of Cuité-PB. For the analysis, the data arranged in the Microsoft Office Excel 2007 spreadsheets were used. The results indicated that the analyzed variables conformed in their majority and the non-compliance of the additives was repeated in all the samples. In this sense, the study points to an improvement in the supervision of the competent bodies.
???metadata.dc.description.resumen???: El consumo de productos industrializados ha ido cobrando protagonismo debido a la practicidad para los individuos que ya no tienen tiempo de prepararse a partir del producto fresco y actualmente las industrias han invertido en publicidades de alimentos pobres en nutrientes, por lo que la elección de productos saludables es más difícil , generando un ambiente obesogénico, comprometen principalmente la salud de los niños. Asociado a estos factores, cabe destacar los efectos provocados por el packaging, que permite influir consciente e inconscientemente en el público infantil, especialmente a través de la presencia del marketing y la publicidad. El estudio tiene como objetivo analizar la adecuación del etiquetado obligatorio y la presencia de publicidad dirigida a los niños contenida en los envases de jugos, néctares y preparados sólidos tropicales vendidos en los supermercados de Cuité-PB. Se utilizó como estrategia metodológica una investigación descriptiva de campo. La recolección de datos de los envases de jugos, néctares y preparados sólidos se realizó en los estantes de cuatro pequeños supermercados ubicados en la ciudad de Cuité-PB. Para el análisis se utilizaron datos dispuestos en hojas de cálculo de Microsoft Office Excel 2007. Los resultados mostraron que las variables analizadas cumplieron en su mayoría y el incumplimiento de los aditivos se repitió en todas las muestras. En este sentido, el estudio apunta a una mejora en la supervisión de los órganos competentes.
Keywords: Rotulagem
Obesidade
Publicidade
Labeling
Obesity
Publicity
Obesidad
Publicidad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6956
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMÍLIA GALDINO FERRAZ - TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2018.pdfEmília Galdino Ferraz - TCC Bacharelado em Nutrição CES 2018414.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.