Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6958
Title: Desafios encontrados pelos professores do município de Frei Martinho no processo de alfabetização e letramento da criança na idade certa.
Other Titles: Challenges encountered by teachers of the municipality of Frei Martinho in the process of literacy and literacy of children at the right age.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria de Fátima Gomes de Matos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Geneci Cavalcanti Moura de.
Keywords: Alfabetização;Letramento;Formação docente;Prática pedagógica.;Alphabetization;Literacy;Teacher education;Teaching practice
Issue Date: 20-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria de Fátima Gomes de Matos. Desafios encontrados pelos professores do município de Frei Martinho no processo de alfabetização e letramento da criança na idade certa. 2014. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como foco principal investigar as dificuldades encontradas pelos professores na prática de alfabetização e letramento, das series iniciais, do Ensino Fundamental do Município de Frei Martinho. O objetivo é analisar as problemáticas enfrentadas pelos professores, quanto as suas dificuldades em sala de aula do ciclo de alfabetização, refletindo sobre a prática pedagógica do professor, de forma a melhor subsidiar suas ações; conhecer alguns princípios metodológicos para o trabalho com a formação inicial e continuada de professores, voltada para a problemática da alfabetização e letramento na idade certa. Foi utilizado metodologia qualitativa e como instrumentos de pesquisa a observação do espaço escolar, como também um questionário contendo 21 (vinte e uma) questões relacionadas à temática em estudo, aplicados a 8 (oito) educadores das Unidades de Ensino EMEF Eliete Souza de Araújo Silva, EMEF João Fernandes Falcão e EMEF Joaquim Domingos de Moura. Nesse contexto, as dificuldades apresentadas pelos professores alfabetizadores, através da pesquisa qualitativa com perguntas abertas e semi abertas em “locus”, nos permitiu refletir sobre a influência que a formação docente, seja ela inicial ou continuada, exerce na prática docente. Diante dos resultados podemos analisar que a maioria dos educadores entrevistados concordam com a complexidade de alfabetizar e letrar na idade certa. As questões que permearão as discussões desse trabalho terão como base teórica os seguintes autores: Magda Soares, Ângela Kleiman, Paulo Freire, entre outros que surgirão durante a pesquisa, além das publicações do MEC para a formação de professores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Portanto, o trabalho proposto tem a pretensão de contribuir positivamente com a prática pedagógica dos professores alfabetizadores e consequentemente melhorar de forma significativa o processo de alfabetização e letramento das crianças envolvidas nesse projeto, além de efetivar a alfabetização e o uso social competente da leitura e da escrita.
Abstract: This work is mainly focused to investigate the difficulties faced by teachers in the practice of literacy and literacy, the initial series, the Elementary School in the Municipality of Frei Martinho. The objective is to analyze the problems faced by teachers , as their difficulties in the classroom literacy cycle room, reflecting on the teacher's pedagogic practice , in order to better support their actions ; know some methodological principles for working with the initial training and continuing teachers , facing the problem of literacy and literacy at the right age . We used qualitative methodology and research instruments as the observation of the school environment as well as a questionnaire containing 21 (twenty-one) issues related to the topic under study, applied to eight (8) educators EMEF Eliete Souza Araújo Silva. In this context , the difficulties presented by literacy teachers through qualitative research with open and semi open questions in " locus " , allowed us to reflect on the influence that teacher training , whether initial or continued exercise in teaching practice . Given the results we can analyze that the majority of respondent’s educators agree with the complexity of literacy and letrar the right age. The issues that permeate discussions of this work will have as a theoretical basis for the following authors: Magda Soares , Angela Kleiman , Paulo Freire , among others that will arise during the research , publications beyond the MEC for teacher training PNAIC ( National Pact for Literacy Age in One ) . So thus the proposed work hour pretends to contribute positively to the pedagogical practice of literacy teachers and hence significantly improve the process of literacy and literacy of children involved in this project, besides effecting literacy and competent social use of reading and writing.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Formação docente
Prática pedagógica.
Alphabetization
Literacy
Teacher education
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6958
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA GOMES DE MATOS SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfMARIA DE FÁTIMA GOMES DE MATOS SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014255.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.