Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962
Title: Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB.
Other Titles: Responsible family members and students conceptions about reading and writing of a class in a rural school in Picuí - PB.
Concepciones de familiares y alumnos responsables sobre la lectura y la escritura en una clase de una escuela rural de Picuí - PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Josimane dos Santos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
Keywords: Alfabetização;Letramento e concepções de familiares;Alunos;Literacy;Literacy and conceptions of family;Students;Literatura;Alfabetización y concepciones de familia;Estudiantes
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Josimane dos Santos. Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB. 2014. 66fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Diante das dificuldades de aprendizagem relacionadas ao domínio da leitura e escrita apresentadas por alguns alunos de uma escola pública da zona rural do município de Picuí-PB, busca-se com esse estudo analisar as concepções de leitura e escrita de familiares responsáveis e de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de descobrir fatores que como ela, influenciam no processo de alfabetização e letramento. Através de uma abordagem de pesquisa qualitativa tendo-se como questões norteadoras a caracterização do contexto social da escola e dos alunos envolvidos, o registro e análise sobre o que pensam familiares e alunos a respeito de leitura e escrita, buscando fazer uma ponte entre essas falas e a teoria. Isso tudo com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas e diminuir as necessidades linguísticas dos alunos do campo.
Abstract: Faced with learning difficulties related to the field of reading and writing presented by some students of a public school in rural municipality of Picuí -PB , we seek to study and analyze the conceptions of reading and writing family guardians and students third year of elementary school , the prospect of discovering how it factors that influence the literacy and literacy process. Through a qualitative research approach taking as guiding questions caracterização do the social context of the school and the students involved , the recording and analysis about what families and students think about reading and writing , seeking to bridge these perspectives and theory. This all with the intention of contributing to the improvement of quality of education in public schools and reduce the linguistic needs of the students of the field .
???metadata.dc.description.resumen???: Frente a las dificultades de aprendizaje relacionadas con el dominio de la lectura y escritura presentadas por algunos alumnos de una escuela pública de la zona rural del municipio de Picuí-PB, este estudio busca analizar las concepciones de lectura y escritura de familiares responsables y estudiantes del tercer año de primaria, con miras a descubrir factores que, como ella, inciden en el proceso de lectoescritura y lectoescritura. A través de un enfoque de investigación cualitativa, teniendo como preguntas orientadoras la caracterización del contexto social de la escuela y de los estudiantes involucrados, el registro y análisis de lo que los familiares y estudiantes piensan sobre la lectura y la escritura, buscando tender un puente entre estas líneas y la teoría. Todo esto con la intención de contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza en las escuelas públicas y reducir las necesidades lingüísticas de los estudiantes rurales.
Keywords: Alfabetização
Letramento e concepções de familiares
Alunos
Literacy
Literacy and conceptions of family
Students
Literatura
Alfabetización y concepciones de familia
Estudiantes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSIMANE DOS SANTOS MEDEIROS -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2014.pdfJosimane dos Santos Medeiros - TCC Especialização em Educação com Foco e Ensino Aprendizagem CES 2014623.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.