Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934802763464383pt_BR
dc.contributor.advisor1MELLO, Leonardo Cavalcanti de Araújo.-
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.description.resumoDiante das dificuldades de aprendizagem relacionadas ao domínio da leitura e escrita apresentadas por alguns alunos de uma escola pública da zona rural do município de Picuí-PB, busca-se com esse estudo analisar as concepções de leitura e escrita de familiares responsáveis e de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, na perspectiva de descobrir fatores que como ela, influenciam no processo de alfabetização e letramento. Através de uma abordagem de pesquisa qualitativa tendo-se como questões norteadoras a caracterização do contexto social da escola e dos alunos envolvidos, o registro e análise sobre o que pensam familiares e alunos a respeito de leitura e escrita, buscando fazer uma ponte entre essas falas e a teoria. Isso tudo com a intenção de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas e diminuir as necessidades linguísticas dos alunos do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e Aprendizagem na Sala de Aulapt_BR
dc.titleConcepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractFaced with learning difficulties related to the field of reading and writing presented by some students of a public school in rural municipality of Picuí -PB , we seek to study and analyze the conceptions of reading and writing family guardians and students third year of elementary school , the prospect of discovering how it factors that influence the literacy and literacy process. Through a qualitative research approach taking as guiding questions caracterização do the social context of the school and the students involved , the recording and analysis about what families and students think about reading and writing , seeking to bridge these perspectives and theory. This all with the intention of contributing to the improvement of quality of education in public schools and reduce the linguistic needs of the students of the field .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6962-
dc.date.accessioned2019-09-12T16:10:49Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-12T16:10:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento e concepções de familiarespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiteracy and conceptions of familypt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectLiteratura-
dc.subjectAlfabetización y concepciones de familia-
dc.subjectEstudiantes-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Josimane dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeResponsible family members and students conceptions about reading and writing of a class in a rural school in Picuí - PB.pt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de familiares y alumnos responsables sobre la lectura y la escritura en una clase de una escuela rural de Picuí - PB.-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Josimane dos Santos. Concepções de familiares responsáveis e de alunos sobre leitura e escrita de uma turma em uma escola rural de Picuí - PB. 2014. 66fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenFrente a las dificultades de aprendizaje relacionadas con el dominio de la lectura y escritura presentadas por algunos alumnos de una escuela pública de la zona rural del municipio de Picuí-PB, este estudio busca analizar las concepciones de lectura y escritura de familiares responsables y estudiantes del tercer año de primaria, con miras a descubrir factores que, como ella, inciden en el proceso de lectoescritura y lectoescritura. A través de un enfoque de investigación cualitativa, teniendo como preguntas orientadoras la caracterización del contexto social de la escuela y de los estudiantes involucrados, el registro y análisis de lo que los familiares y estudiantes piensan sobre la lectura y la escritura, buscando tender un puente entre estas líneas y la teoría. Todo esto con la intención de contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza en las escuelas públicas y reducir las necesidades lingüísticas de los estudiantes rurales.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSIMANE DOS SANTOS MEDEIROS -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2014.pdfJosimane dos Santos Medeiros - TCC Especialização em Educação com Foco e Ensino Aprendizagem CES 2014623.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.