Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6964
Title: A relação entre os conteúdos trabalhados pelos professores de educação física e os parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental II.
Other Titles: The relationship between the contents worked by physical education teachers and the national curricular parameters in elementary school II.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Franciana Silva dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Geneci Cavalcante Moura de.
Keywords: Educação Física Escolar;Conteúdos;PCN‟s;Physical Education;Contents;PCN's
Issue Date: Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Franciana Silva dos. A relação entre os conteúdos trabalhados pelos professores de educação física e os parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental II. 2014. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Física apresenta um vasto campo de ensino e aprendizagem que propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) e demais diretrizes que regem a educação, tem em seus conteúdos objetivos que propõem a formação social do aluno. Tendo como sua importância no ambiente escolar quando proporciona aos alunos conteúdos necessários para o conhecimento sobre a cultura corporal, fundamentais para assimilação e ampliação da aprendizagem escolar. Os esportes, os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas dão subsídios capazes de fazer com que os indivíduos possam através de suas práticas corporais, construir e adquirir novos conhecimentos. O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II na cidade de Cuité-PB, buscando uma fundamentação a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s). A metodologia envolveu uma amostra composta por 09 professores de 07 escolas diferentes, sendo todos os sujeitos da pesquisa licenciados em Educação Física, sendo 02 professores da rede pública, 03 professores da rede particular e 04 professores da rede estadual de ensino. De acordo com os resultados verifica-se que os docentes demonstraram que a Educação Física é um componente curricular rico em conteúdos e possibilidades específicas de movimento, porém indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem dos conteúdos da cultura corporal nas aulas, uma vez que não havia o interesse de trabalhar todos os conteúdos da Educação Física, propostos pelos PCN‟s mas apenas alguns deles como: esportes e jogos pré-desportivos. Sendo assim, a pesquisa revelou que a Educação Física dentro das escolas compreende entre alguns conteúdos os jogos e esportes como prioridades e com o intuito de competição, tornando a cultura corporal e seus conteúdos algo pouco utilizado nas aulas teóricas e práticas, o que distância dos objetivos propostos pelos PCN‟s da área em estudo.
Abstract: Physical Education offers a wide range of teaching and learning that proposed by the National Curriculum Parameters ( PCN 's) and other guidelines governing education , has in its objective content offering social education of the student . Having as its importance in the school environment provides students when necessary contents for knowledge about the body , fundamental culture assimilation and expansion of school learning . Sports , games , dances, fights , the gymnastics give subsidies capable of making individuals can through their bodily practices , build and acquire new knowledge . The present study aims to identify and analyze the content used by teachers of Physical Education in Elementary School II in the city of Cuité -PB , seeking reasons in light of the National Curriculum Parameters ( PCN 's) . The methodology involved a sample of 09 teachers from 07 different schools , all of the subjects licensed in Physical Education , 02 public school teachers , 03 teachers from private schools and 04 teachers from state schools . According to the results it appears that teachers demonstrated that physical education is rich in content and specific possibilities of movement curricular component , but indicate that there are some limitations to the approach of the contents of physical culture classes , since no had the interest to work all the contents of Physical Education , proposed by PCN's but only some of them as pre - sports and sports games . Thus , the research revealed that physical education in schools includes some content from the games and sports as a priority and with the aim of competition , making the body culture and its contents something rarely used in theoretical and practical classes , which range from objectives proposed by the PCN's of the study area .
Keywords: Educação Física Escolar
Conteúdos
PCN‟s
Physical Education
Contents
PCN's
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6964
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIANA SILVA DOS SANTOS -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfFRANCIANA SILVA DOS SANTOS -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20141.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.