Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6966
Title: Nutricionista de cinema: percepções, vivências e aprendizado proporcionados pela extensão.
Other Titles: Film nutritionist: perceptions, experiences and learning provided by extension.
Cine nutricionista: percepciones, experiencias y aprendizajes proporcionados por la extensión.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Daysio Sidney Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Aldeir Sabino dos.
Keywords: Cinema;Educação;Extensão Popular;Education;Popular extension;Cine;Educación;Extensión popular
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Daysio Sidney Alves. Nutricionista de cinema: percepções, vivências e aprendizado proporcionados pela extensão. 2018. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: No Brasil, o cinema vem obtendo adeptos nos cineclubes universitários, que são espaços onde os discentes e docentes se reúnem para assistir e dialogar através de filmes relacionados ou não com seus cursos, mas que proporcione aprendizado social e cultural aos participantes. Destaca-se entre tais iniciativas o projeto de extensão universitária CineCidadania, que amplia as possibilidades de aprendizado e diálogo para além do espaço acadêmico ao proporcionar, na forma de cineclubes itinerantes, exibições de filmes seguidas de debate nas comunidades de Cuité. Objetivo: Problematizar a utilização do cinema na formação do nutricionista como um recurso pedagógico da extensão, através da vivência do pesquisador, e para avaliar a importância e percepção dos sujeitos referentes ao projeto. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa pelo método da pesquisa-ação cujos atores do estudo são o próprio pesquisador e os expectadores e debatedores do CineCidadania. A coleta de dados utilizada foram as técnicas de diário de campo e a técnica de entrevista para aplicação do questionário semiestruturado para o estudo referente ao cine itinerante. Para a análise de dados foi utilizado análise descritiva e análise de conteúdo para as respostas do questionário semi-estruturado. Resultado: O estudo apresenta, através de estudos bibliográficos, vivências e transformações pessoais do pesquisador na extensão, a importância do projeto de extensão para o diálogo entre universidade-comunidade e para a formação interdisciplinar de universitários ao promover o debate em temas centrais de interesse da sociedade brasileira além de expor as opiniões do participantes acerca do projeto. Conclusão: Assim, ressaltam-se as funções dialógica, transformadora e educacional do projeto ao criar espaços de socialização intermediados pelo cinema e finalizando com os debates entre participantes que ampliam as bases democráticas das universidades públicas brasileiras.
Abstract: Introduction: In Brazil, the cinema has obtaining adepts in universities cineclubs, which are spaces where teachers and studens unite to watch and to debate, through movies relate or not with their degrees, but that provide social and cultural learning to the participants. Between these initiatives, the university extension project CineCidadania stands out, this amplifies the dialogue and learning possibilities besides the university space once that it proposes, in the form of itinerants cineclubs, movies exhibitions followed by community debates in the city of Cuité. Objective: To discuss the cinema utilization in the nutritionist formation as a pedagogic resource, through researcher vivencies, and to evaluate the importance and perception of subjects to the Project. Methodology: It is a qualitative research through action research method whose study actors were the researcher himself and the participants and debaters of CineCidadania itineraant project. The data collection used was camp field journal and interview technique for the semistructured questionnaires application to the study which refers to cine itinerant. Descriptive analysis was used for the data analysis and content analysis to analyze the semistructured questionnaires. Results: This study presents, through bibliographic studies, personal changings and researcher experiences in the university extension, the importance of the extension project to the university-community dialogue and to the interdisciplinary formation of students once that it promotes the debate concerning central issues from the interest of Brazilian society besides to expose the participants opinion regarding the project. Conclusion: In light of this, it its emphasized the dialogic, changing and educational functions of the project due to the creation of socialization spaces through cinema and concluding with participants debates that increase the democratic fundaments of Brazilian public universities.
???metadata.dc.description.resumen???: Introducción: En Brasil, el cine viene ganando adeptos en los cineclubes universitarios, que son espacios donde estudiantes y profesores se reúnen para ver y dialogar a través de películas relacionadas o no con sus cursos, pero que brindan aprendizaje social y cultural a los participantes. Entre estas iniciativas destaca el proyecto de extensión universitaria CineCidadania, que amplía las posibilidades de aprendizaje y diálogo más allá del espacio académico al brindar, en forma de cineclubes itinerantes, proyecciones de películas seguidas de debate en las comunidades de Cuité. Objetivo: Problematizar el uso del cine en la formación de nutricionistas como recurso pedagógico para la extensión, a través de la experiencia del investigador, y evaluar la importancia y percepción de los sujetos frente al proyecto. Metodología: Se trata de una investigación cualitativa bajo el método de investigación-acción cuyos actores de estudio son el propio investigador y los espectadores y debatientes de CineCidadania. Las técnicas de recolección de datos utilizadas fueron las técnicas del diario de campo y la técnica de la entrevista para la aplicación del cuestionario semiestructurado para el estudio relacionado con el cine itinerante. Para el análisis de los datos, se utilizó el análisis descriptivo y el análisis de contenido de las respuestas al cuestionario semiestructurado. Resultado: El estudio presenta, a través de estudios bibliográficos, experiencias y transformaciones personales del investigador en extensión, la importancia del proyecto de extensión para el diálogo universidad-comunidad y para la formación interdisciplinaria de estudiantes universitarios al promover el debate sobre temas centrales de interés. a la universidad Sociedad brasileña además de exponer las opiniones de los participantes sobre el proyecto. Conclusión: Así, se destacan las funciones dialógicas, transformadoras y educativas del proyecto al crear espacios de socialización mediados por el cine y terminar con debates entre participantes que amplían las bases democráticas de las universidades públicas brasileñas.
Keywords: Cinema
Educação
Extensão Popular
Education
Popular extension
Cine
Educación
Extensión popular
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6966
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYSIO SIDNEY ALVES MARTINS -TCC BACHARELADO EM NUTRIÇÃO CES 2018.pdfDaysio Sidney Alves Martins TCC Bacharelado em Nutrição CES 2018673.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.