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Title: A educação ambiental no contexto do projeto político-pedagógico de uma escola da rede estadual de ensino de Nova Floresta (PB): um diagnóstico.
Other Titles: Environmental education in the context of the political-pedagogical project of a state school system in Nova Floresta (PB): a diagnosis.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Lívia Susan da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
Keywords: Educação Ambiental;Projeto Político-Pedagógico;Escola;Environmental Education;Project Political-Pedagogical;School
Issue Date: 11-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Lívia Susan da Silva. A educação ambiental no contexto do projeto político-pedagógico de uma escola da rede estadual de ensino de Nova Floresta (PB): um diagnóstico.2014. 35fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Os problemas ambientais gerados pela ação do homem são um dos principais temas abordados nos últimos anos, objeto de debates e ações voltadas à preservação e conscientização ambiental. A Educação Ambiental é de grande importância para educação formal. Desse modo, no contexto escolar, devem ser adotados processos de ensino-aprendizagem necessários à autonomia dos educandos e à construção de uma consciência ambiental crítica, a propiciar experiências que levem em consideração o cotidiano e vivências do educando, formando cidadãos críticos e criativos. O referido objeto de estudo está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, onde se estabelece que a escola em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) aborde a Educação Ambiental e proponha ações que possam nortear as atividades desenvolvidas pelos professores e facilitar seu desenvolvimento com os alunos. A partir desse pressuposto, o presente trabalho foi desenvolvido através da descrição e análise das informações contidas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Nova Floresta (PB), em relação as suas propostas, práticas e ações referentes à Educação Ambiental. Esta pesquisafoi desenvolvida, portanto, através de uma abordagem qualitativa, baseada na concepção de Educação Ambiental (EA) no processo de ensino-aprendizagem, onde a partir de análise documental do PPP e questionário aplicado aos professores, foi possível verificar que a EA ainda é um grande desafio para a escola e principalmente para a abordagem docente.
Abstract: The environmental problems caused by human activities are one of the main themes in recent years, object discussions and actions aimed at conservation and environmental awareness. Environmental education is of great importance to formal education. Thus, in the school context, processes of teaching and learning necessary for the autonomy of learners and the construction of a critical environmental awareness, to provide experiences that take into account the daily life and experiences of the student, graduate creative and critical citizens should be adopted. Said object of study is provided in the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB 9394/96, which establishes that the school and its Political-Pedagogical Project (PPP) addresses the Environmental Education and propose actions that may guide the activities by teachers and facilitate their development with students. From this assumption, the present work was developed through the description and analysis of the information contained in the Political-Pedagogical Project (PPP), State Primary School and Middle Rolderick José de Oliveira, a school in the state schools of the city of New forest (PB), in relation to their proposals, practices and actions related to environmental education. This research was developed, therefore, through a qualitative approach based on the concept of environmental education in the teaching-learning process, where from the PPP document analysis and questionnaire applied to teachers, we found that EA is still a great challenge to the school and especially for the teaching approach.
Keywords: Educação Ambiental
Projeto Político-Pedagógico
Escola
Environmental Education
Project Political-Pedagogical
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6968
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