Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, L. S. da S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692215930218410pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061754959515693pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Carlos Alberto Garcia.-
dc.description.resumoOs problemas ambientais gerados pela ação do homem são um dos principais temas abordados nos últimos anos, objeto de debates e ações voltadas à preservação e conscientização ambiental. A Educação Ambiental é de grande importância para educação formal. Desse modo, no contexto escolar, devem ser adotados processos de ensino-aprendizagem necessários à autonomia dos educandos e à construção de uma consciência ambiental crítica, a propiciar experiências que levem em consideração o cotidiano e vivências do educando, formando cidadãos críticos e criativos. O referido objeto de estudo está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, onde se estabelece que a escola em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) aborde a Educação Ambiental e proponha ações que possam nortear as atividades desenvolvidas pelos professores e facilitar seu desenvolvimento com os alunos. A partir desse pressuposto, o presente trabalho foi desenvolvido através da descrição e análise das informações contidas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Nova Floresta (PB), em relação as suas propostas, práticas e ações referentes à Educação Ambiental. Esta pesquisafoi desenvolvida, portanto, através de uma abordagem qualitativa, baseada na concepção de Educação Ambiental (EA) no processo de ensino-aprendizagem, onde a partir de análise documental do PPP e questionário aplicado aos professores, foi possível verificar que a EA ainda é um grande desafio para a escola e principalmente para a abordagem docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA educação ambiental no contexto do projeto político-pedagógico de uma escola da rede estadual de ensino de Nova Floresta (PB): um diagnóstico.pt_BR
dc.date.issued2014-03-11-
dc.description.abstractThe environmental problems caused by human activities are one of the main themes in recent years, object discussions and actions aimed at conservation and environmental awareness. Environmental education is of great importance to formal education. Thus, in the school context, processes of teaching and learning necessary for the autonomy of learners and the construction of a critical environmental awareness, to provide experiences that take into account the daily life and experiences of the student, graduate creative and critical citizens should be adopted. Said object of study is provided in the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB 9394/96, which establishes that the school and its Political-Pedagogical Project (PPP) addresses the Environmental Education and propose actions that may guide the activities by teachers and facilitate their development with students. From this assumption, the present work was developed through the description and analysis of the information contained in the Political-Pedagogical Project (PPP), State Primary School and Middle Rolderick José de Oliveira, a school in the state schools of the city of New forest (PB), in relation to their proposals, practices and actions related to environmental education. This research was developed, therefore, through a qualitative approach based on the concept of environmental education in the teaching-learning process, where from the PPP document analysis and questionnaire applied to teachers, we found that EA is still a great challenge to the school and especially for the teaching approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6968-
dc.date.accessioned2019-09-12T18:05:28Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-12T18:05:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectProject Political-Pedagogicalpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducación ambiental-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Lívia Susan da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in the context of the political-pedagogical project of a state school system in Nova Floresta (PB): a diagnosis.pt_BR
dc.title.alternativeLa educación ambiental en el contexto del proyecto político-pedagógico de una escuela pública de Nova Floresta (PB): un diagnóstico.-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lívia Susan da Silva. A educação ambiental no contexto do projeto político-pedagógico de uma escola da rede estadual de ensino de Nova Floresta (PB): um diagnóstico.2014. 35fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLos problemas ambientales generados por la acción del hombre son uno de los principales temas abordados en los últimos años, objeto de debates y acciones encaminadas a la preservación y sensibilización ambiental. La Educación Ambiental es de gran importancia para la educación formal. Así, en el contexto escolar se deben adoptar procesos de enseñanza-aprendizaje necesarios para la autonomía de los estudiantes y la construcción de una conciencia ambiental crítica, para brindar experiencias que tengan en cuenta la cotidianidad y las vivencias del estudiante, formando ciudadanos críticos y creativos. . Este objeto de estudio está previsto en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB 9394/96, que establece que la escuela en su Proyecto Político-Pedagógico (PPP) aborda la Educación Ambiental y propone acciones que pueden orientar las actividades realizadas. por los docentes y facilitar su desarrollo con los estudiantes. A partir de ese supuesto, el presente trabajo fue desarrollado a través de la descripción y análisis de las informaciones contenidas en el Proyecto Político-Pedagógico (PPP) de la Escuela Estatal de Educación Básica y Media José Rolderrick de Oliveira, escuela de la red estatal de educación en la ciudad de Nova Floresta (PB), en relación a sus propuestas, prácticas y acciones relacionadas con la Educación Ambiental. Esta investigación se desarrolló, por tanto, a través de un enfoque cualitativo, basado en el concepto de Educación Ambiental (EA) en el proceso de enseñanza-aprendizaje, donde a partir de un análisis documental del PPP y un cuestionario aplicado a los docentes, se pudo constatar que La EA sigue siendo un gran desafío para la escuela y especialmente para el enfoque de enseñanza.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÍVIA SUSAN DA SILVA MEDEIROS -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfLívia Susan da Silva Medeiros - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino aprendizagem CES 2014335.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.