Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697
Title: Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Anderson Felinto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Joseana Macedo Fechine Régis de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DOMINGUEZ, Arturo Hernandez.
Keywords: Orquestração;Planejamento;Avaliação;Estrutura Curricular;Currículo Referência;Orchestration;Planning;Evaluation;Curricula Structure;Reference Curriculum
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, A. F. Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O Currículo Referência (CR) para Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação é um documento desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Computação que descreve um conjunto de informações relacionadas ao ensino da computação no Brasil. O corpo do conhecimento, parte do CR descreve o conhecimento que pode ser ensinado ao aluno durante o processo de aprendizagem, pode ser útil para o processo de Planejamento Curricular, porém, diferentemente das estruturas curriculares criadas, o conhecimento descrito no CR apresenta, apenas, relações hierárquicas entre suas partes. Diante disso, neste trabalho, é proposta uma abordagem que visa a orquestrar o conhecimento descrito na granularidade “Matéria” do CR, neste trabalho denominada como “Categoria de Conhecimento”. Para isso, a abordagem baseia-se no princípio bottom-up e identifica as possíveis relações entre as 57 Categorias de Conhecimento a partir das disciplinas e das relações de pré-requisitos presentes em estruturas curriculares dos cursos para, assim, identificar o Grau de Dependência entre Categorias (GDep) e o Grau de Ocorrência da Categoria (GOC) relevantes para o processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares. Como forma de avaliar a abordagem foi realizado um estudo de caso envolvendo dados de 474 disciplinas, de 7 cursos de graduação, no qual foi mensurado do GRel e o GOC das 57 Categorias de Conhecimento. Além disso, também foi verificada a aplicação das métricas identificadas no processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares que, no contexto observado, apresentou resultados que comprovaram o uso de ambas para as finalidades propostas.
Keywords: Orquestração
Planejamento
Avaliação
Estrutura Curricular
Currículo Referência
Orchestration
Planning
Evaluation
Curricula Structure
Reference Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDERSON FELINTO BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2016.pdf4.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.