Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDMELLO, Leonardo Cavalcante de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4795174625067058pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Izayana Pereira.-
dc.description.resumoA ligação do Conselho Tutelar com a Escola é justificada por sua exímia missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) regulamenta as leis referentes à educação destes, o Conselho pode interagir com os educadores no intuito de vencer o fracasso escolar. Assim pretende-se, através desse estudo, explanar a atuação do Conselho Tutelar face ao sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). A pesquisa teve como objetivo geral esclarecer como se dá a relação Conselho/Escola prevista no ECA e sua articulação e atuação no sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). O estudo borda problemas relacionados à oferta de ensino e aplicação dos direitos educacionais, como também às ações do CT na educação e a participação da Escola na defesa dos direitos de seus alunos. Além disso, mediante a revisão de literatura e a análise dos dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com três membros do CT da gestão presente e três da gestão anterior, bem como por seis professores da Escola Municipal Papa Paulo VI, puderam-se alistar algumas falhas do relacionamento desses órgãos, apontar alternativas como melhor esclarecimento mútuo de suas atribuições e considerar as muitas vantagens que essa relação oferece, na perspectiva de alcançar um ensino e aprendizagem de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleArticulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe connection of the Guardian Council with the School excels is justified by its mission to ensure compliance with the rights of the child and adolescent. Since the Statute of the Child and Adolescent (ECA) regulates these laws pertaining to education, the Council may interact with educators in order to overcome school failure. So we intend, through this study, explain the role of the Guardian Council in relation to the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The research investigation aims to clarify how is the relationship Council/School provided the ECA and its articulation and performance in the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The study border issues related to the provision of teaching and application of educational rights, as well as the actions of CT on education and participation School in defending the rights of their students. Furthermore, through the literature review and analysis of data collected through semi-structured interviews with three members of the management of this CT and three of the previous management, as well as six of the Municipal School teachers Pope Paul VI, might be listing a few failures relationship of these bodies, identify alternatives as better mutual clarification of their duties and consider the many advantages that this relationship offers the prospect of achieving teaching and learning quality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6971-
dc.date.accessioned2019-09-12T18:22:08Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-12T18:22:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectCriança e Adolescentept_BR
dc.subjectConselho Tutelarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectChild and Adolescentpt_BR
dc.subjectChild Protection Councilpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEnseñanza-
dc.subjectNiño y adolescente-
dc.subjectConsejo Tutelar-
dc.subjectEscuela-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria de Lourdes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArticulation between tutelary council and school: acting in the elementary school of Nova Floresta - PB.pt_BR
dc.title.alternativeArticulación entre consejo de tutela y escuela: actuación en la educación básica en Nova Floresta - PB.-
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Lourdes da. Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB. 2014. 67fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa vinculación entre el Consejo Tutelar y el Colegio se justifica por su excelente misión de velar por el cumplimiento de los derechos de los niños, niñas y adolescentes. Dado que el Estatuto de la Niñez y la Adolescencia (ECA) regula las leyes relativas a su educación, el Consejo puede interactuar con los educadores para superar el fracaso escolar. Así, se pretende, a través de este estudio, explicar el papel del Consejo Tutelar en relación al sistema educativo de la Escuela Básica de Nova Floresta (PB). El objetivo general de la investigación fue esclarecer cómo se produce la relación Consejo/Escuela prevista en el ECA y su articulación y actuación en el sistema educativo de la Enseñanza Fundamental de Nova Floresta (PB). El estudio bordea problemas relacionados con la oferta de enseñanza y aplicación de los derechos educativos, así como las acciones de la CT en la educación y la participación de la Escuela en la defensa de los derechos de sus estudiantes. Además, a través de la revisión bibliográfica y el análisis de los datos recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con tres miembros de la CT de la administración actual y tres de la administración anterior, así como con seis docentes de la Escola Municipal Papa Paulo VI, se detectaron algunas falencias. de la relación entre estos órganos, señalar alternativas como una mejor clarificación mutua de sus atribuciones y considerar las múltiples ventajas que ofrece esta relación, en la perspectiva de lograr una enseñanza y un aprendizaje de calidad.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES DA SILVA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfMaria de Lourdes da Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014448.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.