Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6971
Title: Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB.
Other Titles: Articulation between tutelary council and school: acting in the elementary school of Nova Floresta - PB.
Articulación entre consejo de tutela y escuela: actuación en la educación básica en Nova Floresta - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria de Lourdes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Izayana Pereira.
Keywords: Escolarização;Criança e Adolescente;Conselho Tutelar;Escola;Schooling;Child and Adolescent;Child Protection Council;School;Enseñanza;Niño y adolescente;Consejo Tutelar;Escuela
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria de Lourdes da. Articulação entre conselho tutelar e escola: atuação no ensino fundamental de Nova Floresta - PB. 2014. 67fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A ligação do Conselho Tutelar com a Escola é justificada por sua exímia missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) regulamenta as leis referentes à educação destes, o Conselho pode interagir com os educadores no intuito de vencer o fracasso escolar. Assim pretende-se, através desse estudo, explanar a atuação do Conselho Tutelar face ao sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). A pesquisa teve como objetivo geral esclarecer como se dá a relação Conselho/Escola prevista no ECA e sua articulação e atuação no sistema educacional do Ensino Fundamental de Nova Floresta (PB). O estudo borda problemas relacionados à oferta de ensino e aplicação dos direitos educacionais, como também às ações do CT na educação e a participação da Escola na defesa dos direitos de seus alunos. Além disso, mediante a revisão de literatura e a análise dos dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com três membros do CT da gestão presente e três da gestão anterior, bem como por seis professores da Escola Municipal Papa Paulo VI, puderam-se alistar algumas falhas do relacionamento desses órgãos, apontar alternativas como melhor esclarecimento mútuo de suas atribuições e considerar as muitas vantagens que essa relação oferece, na perspectiva de alcançar um ensino e aprendizagem de qualidade.
Abstract: The connection of the Guardian Council with the School excels is justified by its mission to ensure compliance with the rights of the child and adolescent. Since the Statute of the Child and Adolescent (ECA) regulates these laws pertaining to education, the Council may interact with educators in order to overcome school failure. So we intend, through this study, explain the role of the Guardian Council in relation to the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The research investigation aims to clarify how is the relationship Council/School provided the ECA and its articulation and performance in the educational system of the New Forest (PB) Elementary School. The study border issues related to the provision of teaching and application of educational rights, as well as the actions of CT on education and participation School in defending the rights of their students. Furthermore, through the literature review and analysis of data collected through semi-structured interviews with three members of the management of this CT and three of the previous management, as well as six of the Municipal School teachers Pope Paul VI, might be listing a few failures relationship of these bodies, identify alternatives as better mutual clarification of their duties and consider the many advantages that this relationship offers the prospect of achieving teaching and learning quality.
???metadata.dc.description.resumen???: La vinculación entre el Consejo Tutelar y el Colegio se justifica por su excelente misión de velar por el cumplimiento de los derechos de los niños, niñas y adolescentes. Dado que el Estatuto de la Niñez y la Adolescencia (ECA) regula las leyes relativas a su educación, el Consejo puede interactuar con los educadores para superar el fracaso escolar. Así, se pretende, a través de este estudio, explicar el papel del Consejo Tutelar en relación al sistema educativo de la Escuela Básica de Nova Floresta (PB). El objetivo general de la investigación fue esclarecer cómo se produce la relación Consejo/Escuela prevista en el ECA y su articulación y actuación en el sistema educativo de la Enseñanza Fundamental de Nova Floresta (PB). El estudio bordea problemas relacionados con la oferta de enseñanza y aplicación de los derechos educativos, así como las acciones de la CT en la educación y la participación de la Escuela en la defensa de los derechos de sus estudiantes. Además, a través de la revisión bibliográfica y el análisis de los datos recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con tres miembros de la CT de la administración actual y tres de la administración anterior, así como con seis docentes de la Escola Municipal Papa Paulo VI, se detectaron algunas falencias. de la relación entre estos órganos, señalar alternativas como una mejor clarificación mutua de sus atribuciones y considerar las múltiples ventajas que ofrece esta relación, en la perspectiva de lograr una enseñanza y un aprendizaje de calidad.
Keywords: Escolarização
Criança e Adolescente
Conselho Tutelar
Escola
Schooling
Child and Adolescent
Child Protection Council
School
Enseñanza
Niño y adolescente
Consejo Tutelar
Escuela
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6971
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE LOURDES DA SILVA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfMaria de Lourdes da Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014448.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.