Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976
Title: Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA.
Other Titles: Challenges and overcoming: history, training and teaching practices in EJA.
Desafíos y superaciones: historia, formación y prácticas docentes en EJA.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Elivânia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
Keywords: Atuação;Desafios;Formação;Prática docente na EJA;Performance;Challenges;Training;teaching practice in adult education;Actuación;Capacitación;Práctica docente en la EJA
Issue Date: 26-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Elivânia. Desafios e superação: história, formação e práticas docentes na EJA. 2014. 47fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento e transformação social é que a referente pesquisa sobre a atuação dos professores leigos na Educação de Jovens e Adultos, no município de Coronel Ezequiel/RN, busca compreender os desafios enfrentados pelos docentes dessa modalidade. Tendo em vista a necessidade de oportunizar uma educação diversificada e universal como garante a LDB, é que o tema propõe analisar, através de uma pesquisa documental, sinalizações que permitem compreender as reais necessidades e dificuldades enfrentadas na prática pelos docentes da modalidade da EJA, como também analisar as políticas regionais e nacionais desenvolvidas para o enfrentamento dessa questão. Reconhecendo as muitas dificuldades da EJA, tomamos o descompromisso das políticas de formação e o quanto essa lacuna posiciona essa modalidade em situações de vulnerabilidades, contudo, procuramos analisar, a despeito dessas fragilidades formativas, a forma como esses profissionais procuram superar esses limites estabelecendo ações contextualizadas com os educandos.
Abstract: Underscoring the importance of education for development and social transformation is that related research on the role of lay teachers in Youth and Adult Education in the municipality of Colonel Ezekiel / RN, focuses on the challenges faced by teachers of this modality. Given the need to create opportunities and an equal education as universal guarantee the LDB , is that the theme aims to analyze , through documentary research , signals that allow us to understand the real needs and difficulties faced by teachers in the practice of the sport of AYE , as also review regional and national policies developed to deal with these issues . Recognizing the many difficulties of AYE , take the disengagement of training policies and how this gap positions this modality in situations of vulnerability , however, tried to analyze , despite these formative weaknesses , how these professionals seek to exceed those limits established contextualized actions learners .
???metadata.dc.description.resumen???: Destacando la importancia de la educación para el desarrollo y la transformación social, es que la investigación referente sobre el papel de los docentes laicos en la Educación de Jóvenes y Adultos, en el municipio de Coronel Ezequiel/RN, busca comprender los desafíos enfrentados por los docentes de esta modalidad. Ante la necesidad de brindar una educación diversificada y universal, como garantiza la LDB, el tema propone analizar, a través de una investigación documental, indicios que nos permitan comprender las reales necesidades y dificultades enfrentadas en la práctica por los docentes de la EJA. modalidad, así como analizar las políticas regionales y nacionales desarrolladas para enfrentar este problema. Reconociendo las muchas dificultades de EJA, tomamos la falta de compromiso de las políticas de formación y cuánto esta brecha coloca a esta modalidad en situaciones de vulnerabilidad, sin embargo, buscamos analizar, a pesar de estas debilidades formativas, la forma en que estos profesionales buscan superar estos límites. estableciendo acciones contextualizadas con los estudiantes.
Keywords: Atuação
Desafios
Formação
Prática docente na EJA
Performance
Challenges
Training
teaching practice in adult education
Actuación
Capacitación
Práctica docente en la EJA
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação de Adultos
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6976
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIVÂNIA FERREIRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfElivânia Ferreira - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 20144.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.