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dc.creator.IDBARBOSA, A. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590648222014479pt_BR
dc.contributor.advisor1SCHIEL, Ulrich.-
dc.contributor.advisor1IDSCHIEL, U.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971250918247087pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Joseana Macedo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee2DOMINGUEZ, Arturo Hernandez.-
dc.description.resumoO Currículo Referência (CR) para Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação é um documento desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Computação que descreve um conjunto de informações relacionadas ao ensino da computação no Brasil. O corpo do conhecimento, parte do CR descreve o conhecimento que pode ser ensinado ao aluno durante o processo de aprendizagem, pode ser útil para o processo de Planejamento Curricular, porém, diferentemente das estruturas curriculares criadas, o conhecimento descrito no CR apresenta, apenas, relações hierárquicas entre suas partes. Diante disso, neste trabalho, é proposta uma abordagem que visa a orquestrar o conhecimento descrito na granularidade “Matéria” do CR, neste trabalho denominada como “Categoria de Conhecimento”. Para isso, a abordagem baseia-se no princípio bottom-up e identifica as possíveis relações entre as 57 Categorias de Conhecimento a partir das disciplinas e das relações de pré-requisitos presentes em estruturas curriculares dos cursos para, assim, identificar o Grau de Dependência entre Categorias (GDep) e o Grau de Ocorrência da Categoria (GOC) relevantes para o processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares. Como forma de avaliar a abordagem foi realizado um estudo de caso envolvendo dados de 474 disciplinas, de 7 cursos de graduação, no qual foi mensurado do GRel e o GOC das 57 Categorias de Conhecimento. Além disso, também foi verificada a aplicação das métricas identificadas no processo de planejamento e avaliação das estruturas curriculares que, no contexto observado, apresentou resultados que comprovaram o uso de ambas para as finalidades propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação.pt_BR
dc.date.issued2016-02-29-
dc.description.abstractThe Reference Curriculum for Degree Courses in Computer Science and Computer Engineering (RC) is a document developed by the Brazilian Computer Society that aims to describe a set of information related to computing education in Brazil. The body of knowledge, a part of RC that describles the knowledge that should be teached to a student during the learning Process, can be useful on the Curricular Planning process, however, unlike the curriculum structure created, which describes relations between disciplines, the knowledge described on the Reference Curriculum only shows hierarchical relations between different levels of this knowledge.To this situation, in this dissertation is proposed an approach that aimed orchestrating the knowledge described on granularity “Subject” of RC,called, in this dissertation,“Knowledge Categories”. For this, the approachis based on the bottom-up and identifies possible relationships between the 57 Knowledge Categories induced from the disciplines of graduate courses and their prerequisites relationships, to thereby identify the Dependence Degree Between Categories (GDep) and Category Occurrence Degree (GOc) relevants for the process of curriculum planning and evaluation. For evaluate approach, ion purposes a case study was conducted involving 474 disciplines from 7 under graduate courses. It was possible to observe the measurement of GRel and GOC of the57 Knowledge Categories from RC. In addition, the application were verified of the metrics identified in the planning processand evaluation of curriculum structures that,on the context observe, showed results that confirmed the use of suchmetrics for a imsproposed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697-
dc.date.accessioned2018-05-16T11:14:22Z-
dc.date.available2018-05-16-
dc.date.available2018-05-16T11:14:22Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectOrquestraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEstrutura Curricularpt_BR
dc.subjectCurrículo Referênciapt_BR
dc.subjectOrchestrationpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectCurricula Structurept_BR
dc.subjectReference Curriculumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Anderson Felinto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, A. F. Uma abordagem para orquestração do conhecimento com suporte ao planejamento e à avaliação curricular em ciência da computação. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/697pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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ANDERSON FELINTO BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2016.pdfAnderson Felinto Barbosa - Dissertação PPGCC 20163.16 MBAdobe PDFView/Open


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