Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
Title: O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.
Other Titles: The teaching and learning of rational numbers in fractional form.
???metadata.dc.creator???: SANTANA, Maria Josielma Lira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.
Keywords: Ensino;Metodologia;Números fracionários;Education;Methodology;Fractional Numbers
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.
Abstract: The present study aims to provide possibility of a better understanding about the subject "Fractional Numbers", tracing a historical overview through the redemption of the same relevant issues , emphasizing the methodology applied during the elementary school. Contributing to the demystification of the content, seeking to simplify the study of fractions , so as not to repeat mechanical processes of assimilation , but, bringing to the classroom situations covering real needs of students , contextualizing according to the reality of the same problems and situations to be worked on finding solutions , using techniques and fractional concepts that can be worked both in the classroom , as well as using extracurricular research, in other words, linked to the daily life of every student, the activities should be suggested by the teacher, using their methodological skills.
Keywords: Ensino
Metodologia
Números fracionários
Education
Methodology
Fractional Numbers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSIELMA LIRA SANTANA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfMARIA JOSIELMA LIRA SANTANA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20142.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.