Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, M. J. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591370557522530pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA JÚNIOR, A. Fpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4720593438601826pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria de Jesus Rodrigues da.-
dc.description.resumoO presente estudo tem como eixo norteador oferecer possibilidade de melhor compreensão acerca do tema números fracionários, traçando um panorama histórico por meio do resgate das questões pertinentes ao mesmo, dando ênfase à metodologia aplicada no decorrer do Ensino Fundamental. Contribuindo para a desmistificação do conteúdo, buscando simplificar o estudo das frações, de maneira a não repetir processos mecânicos de assimilação, e sim, trazendo para a sala de aula situações que englobem necessidades reais dos alunos, contextualizando de acordo com a realidade dos mesmos problemas e situações a serem trabalhadas na busca de soluções, utilizando as técnicas e os conceitos fracionários que podem ser trabalhados tanto em sala de aula, como também utilizando pesquisa extraclasse, ou seja, ligada ao dia a dia de cada aluno, devendo as atividades ser sugeridas pelo próprio professor, usando, com isso, suas habilidades metodológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária.pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractThe present study aims to provide possibility of a better understanding about the subject "Fractional Numbers", tracing a historical overview through the redemption of the same relevant issues , emphasizing the methodology applied during the elementary school. Contributing to the demystification of the content, seeking to simplify the study of fractions , so as not to repeat mechanical processes of assimilation , but, bringing to the classroom situations covering real needs of students , contextualizing according to the reality of the same problems and situations to be worked on finding solutions , using techniques and fractional concepts that can be worked both in the classroom , as well as using extracurricular research, in other words, linked to the daily life of every student, the activities should be suggested by the teacher, using their methodological skills.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6981-
dc.date.accessioned2019-09-13T09:56:53Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T09:56:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectNúmeros fracionáriospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectFractional Numberspt_BR
dc.subjectEnseñando-
dc.subjectNúmeros fraccionarios-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Maria Josielma Lira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning of rational numbers in fractional form.pt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza y el aprendizaje de los números racionales en forma fraccionaria.-
dc.identifier.citationSANTANA, Maria Josielma Lira. O ensino e aprendizagem de números racionais na forma fracionária. 2014. 69fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio tiene como guía ofrecer la posibilidad de una mejor comprensión en el tema de los números fraccionarios, trazando un panorama histórico a través del rescate de las cuestiones pertinentes, enfatizando la metodología aplicada durante la Enseñanza Primaria. Contribuir a la desmitificación de contenidos, buscando simplificar el estudio de las fracciones, para no repetir procesos mecánicos de asimilación, sino, acercando al aula situaciones que abarquen necesidades reales de los estudiantes, contextualizando de acuerdo a la realidad de los mismos problemas y situaciones a trabajar en la búsqueda de soluciones, utilizando técnicas y conceptos fraccionarios que se puedan trabajar tanto en el aula, como utilizando la investigación extraclase, es decir, vinculada a la vida cotidiana de cada alumno, y las actividades deben ser sugeridas por el propio docente, utilizando así sus habilidades metodológicas.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSIELMA LIRA SANTANA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO E APRENDIZAGEM CES 2014.pdfMaria Josielma Lira Santana - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 20141.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.