Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984
Title: Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia.
Other Titles: Virtual learning objects for high school: a pedagogical proposal in the teaching of biology.
???metadata.dc.creator???: CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Claúdia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ana Maria da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, Jair StefaniniPereira de.
Keywords: Ensino de Biologia;Objetos virtuais de aprendizagem;Ensino e aprendizagem;Teaching of Biology;Virtual learning objects;Teaching and learning
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CÂNDIDO, Mirilene dos Santos Casado. Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino médio: uma proposta pedagógica no ensino de biologia. 2014. 76fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de Biologia atualmente ainda se limita a uma aula expositiva, com pouca atração para os alunos. Diante dessa realidade, os discentes demonstram pouco interesse por essa área do conhecimento que é tão importante para a humanidade. Atualmente, os objetos de aprendizagem com suas inúmeras formas de utilização têm se destacado como uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem. Levando em consideração essa visão, o objetivo deste estudo é descrever a realidade do ensino de Biologia, tendo como foco o uso de objetos virtuais de aprendizagem no cenário do Ensino Médio da EEEM Orlando Venâncio dos Santos, localizada no município de Cuité – PB. O estudo foi realizado durante o período de agosto a dezembro de 2013, com os docentes de Biologia e alunos do ensino médio, numa frequência semanal. O procedimento adotado baseou-se em questionários semi-estruturados, observação e levantamento de objetos virtuais de aprendizagem que enfocassem os conteúdos biológicos. De acordo com as observações feitas em sala de aula, pode-se constatar que os professores de Biologia da referida escola utilizavam o livro didático como suporte para as suas aulas na maioria das vezes. Dois professores afirmaram que os objetos virtuais faziam parte de sua metodologia, citando como exemplos o programa P3D, o atlas virtual nos tablets, datas show e computador. Tanto os professores quanto a maioria dos alunos entrevistados afirmaram que aulas que envolvem recursos alternativos chamam a atenção dos discentes, fazendo com que eles se envolvam nas aulas e as achem mais prazerosas. Foram apresentados dois objetos virtuais de aprendizagem aos docentes de Biologia da referida escola e, posteriormente, também foi apresentado junto aos discentes, os quais demonstraram interesse e entusiasmo pela aula. Uma apostila contendo alguns objetos virtuais de aprendizagem foi compilada com o objetivo de somar esforços para a melhoria das aulas ministradas aos alunos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de desenvolver novos trabalhos que tenham como finalidade aprimorar o ensino de Biologia nas escolas da cidade de Cuité – PB.
Abstract: Teaching of Biology currently still limited to a lecture, with little attraction for students. Given this reality, the students have little interest in this area of knowledge that is so important to humanity. Currently, learning objects with its myriad forms of use have emerged as an interesting tool in the teaching and learning process. Considering this view, the aim of this study is to describe the reality of teaching biology, focusing on the use of virtual learning objects in the scene from High School of the EEEM Orlando Venâncio dos Santos, located in the municipality of Cuité - PB. The study was conducted during the period August to December 2013, the teachers of Biology and high school students on a weekly basis. The procedure adopted was based on semi -structured questionnaires, observation and survey of virtual learning objects that focus on the biological content. According to the observations made in the classroom, it can be seen that biology teachers of that school used textbooks as support for their classes most of the time. Two teachers stated that the virtual objects were part of its methodology, citing as examples the P3D program, virtual atlas on tablets, computer and data projector. Both the teachers and most students interviewed stated that classes involving alternative resources attract the attention of students, causing them to become involved in school and find it more pleasurable. Two virtual learning objects by teachers of Biology at this school, and later was also presented along with the students, who showed interest and enthusiasm for the lesson were presented. A handout containing some virtual learning objects has been compiled with the aim of joining efforts to improve the lessons taught to students. Data from this study reinforce the need to develop new works that are intended to enhance the teaching of biology in schools of Cuité- PB.
Keywords: Ensino de Biologia
Objetos virtuais de aprendizagem
Ensino e aprendizagem
Teaching of Biology
Virtual learning objects
Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6984
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRILENE DOS SANTOS CASADO CÂNDIDO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfMIRILENE DOS SANTOS CASADO CÂNDIDO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 20142.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.