Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6988
Title: Estudo das perspectivas de educação e futuro de estudantes do pré-vestibular solidário (PVS) do CES/UFCG, ano 2013.
Other Titles: Study of the perspectives of education and future of students of the solidarity entrance exam (PVS) of CES / UFCG, year 2013.
???metadata.dc.creator???: FONSÊCA, Muriael dos Santos Fonsêca.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MARTINS, André Antunes.
Keywords: Educação;Educação superior;Futuro;Jovens;Perspectivas;Education;Higher education;Future;Young;Prospects
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FONSÊCA, Muriael dos Santos. Estudo das perspectivas de educação e futuro de estudantes do pré-vestibular solidário (PVS) do CES/UFCG, ano 2013. 2014. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho foram discutidas algumas perspectivas de futuro, relacionadas à educação, apresentadas por jovens em fase de pré-vestibular. O trabalho consistiu em levantar dados gerais sobre o grupo de entrevistados em questão para, em seguida, investigar que valores esses jovens atribuem à educação superior. Os estudantes contatados nessa pesquisa foram alunos ativos do Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS) que acontecia no Centro de Educação e Saúde – CES, em Cuité-PB, no ano de 2013. O total de participantes foram 07 (sete) indivíduos, sendo a amostra assim distribuída: 03 (três) rapazes e 04 (quatro) moças. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas abertas, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Através da análise dos questionários, podemos perceber que para esses estudantes, a universidade é vista principalmente como uma forma de acesso ao mercado de trabalho. Foi-nos possível observar que todas as falas dos participantes circulam em volta de raciocínios que revelam e comprovam a visão prioritariamente mercadológica a que tem servido a educação nos dias atuais, em que a esperança de vida se resume a adquirir um diploma que seja garantia de um bom emprego. Contudo, por acreditamos que o educar deve ir muito além da difusão de um saber instrumental que propicie exclusivamente a obtenção de melhores cargos ou salários, ressaltamos a importância de se estabelecer um melhor diálogo que amplie e oriente o processo educativo em toda a sua essência e em qualquer meio social.
Abstract: In this paper some future prospects related to education, presented by youth in pre - university were discussed. The work consisted in raising general data on the group of respondents in question to then investigate what values these young people attribute to higher education. Students contacted in this survey were active students from Pre - Vestibular Outreach Program (PVS) that occurred at the Center for Education and Health - CES in Cuité-PB, in 2013. The total participants were seven (07) individuals, and the sample is distributed as follows: 03 (three) boys and 04 (four) girls. Data collection was conducted through a questionnaire with open questions, whose answers were subjected to thematic content analysis. Through the analysis of questionnaires, we can see that for these students, the university is seen primarily as a means of access to the labor market. We were able to observe that all the statements of the participants circulate around arguments that reveal and prove the priority market vision that has served education today, where life expectancy comes down to acquire a degree that is guaranteed a good job. However, we believe that by educating must go far beyond the dissemination of knowledge instrumental exclusively conducive to getting better jobs or wages, we emphasize the importance of establishing a better dialogue which enlarge and orient the educational process in all its essence and in any social environment .
Keywords: Educação
Educação superior
Futuro
Jovens
Perspectivas
Education
Higher education
Future
Young
Prospects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6988
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MURIAL DOS SANTOS FONSECA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfMURIAL DOS SANTOS FONSECA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014527.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.