Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFONSÊCA, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070516709591417pt_BR
dc.contributor.advisor1MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo.-
dc.contributor.referee1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.referee2ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.-
dc.contributor.referee3MARTINS, André Antunes.-
dc.description.resumoNeste trabalho foram discutidas algumas perspectivas de futuro, relacionadas à educação, apresentadas por jovens em fase de pré-vestibular. O trabalho consistiu em levantar dados gerais sobre o grupo de entrevistados em questão para, em seguida, investigar que valores esses jovens atribuem à educação superior. Os estudantes contatados nessa pesquisa foram alunos ativos do Programa Pré-Vestibular Solidário (PVS) que acontecia no Centro de Educação e Saúde – CES, em Cuité-PB, no ano de 2013. O total de participantes foram 07 (sete) indivíduos, sendo a amostra assim distribuída: 03 (três) rapazes e 04 (quatro) moças. A coleta de dados foi realizada através de um questionário com perguntas abertas, cujas respostas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Através da análise dos questionários, podemos perceber que para esses estudantes, a universidade é vista principalmente como uma forma de acesso ao mercado de trabalho. Foi-nos possível observar que todas as falas dos participantes circulam em volta de raciocínios que revelam e comprovam a visão prioritariamente mercadológica a que tem servido a educação nos dias atuais, em que a esperança de vida se resume a adquirir um diploma que seja garantia de um bom emprego. Contudo, por acreditamos que o educar deve ir muito além da difusão de um saber instrumental que propicie exclusivamente a obtenção de melhores cargos ou salários, ressaltamos a importância de se estabelecer um melhor diálogo que amplie e oriente o processo educativo em toda a sua essência e em qualquer meio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEstudo das perspectivas de educação e futuro de estudantes do pré-vestibular solidário (PVS) do CES/UFCG, ano 2013.pt_BR
dc.date.issued2014-03-18-
dc.description.abstractIn this paper some future prospects related to education, presented by youth in pre - university were discussed. The work consisted in raising general data on the group of respondents in question to then investigate what values these young people attribute to higher education. Students contacted in this survey were active students from Pre - Vestibular Outreach Program (PVS) that occurred at the Center for Education and Health - CES in Cuité-PB, in 2013. The total participants were seven (07) individuals, and the sample is distributed as follows: 03 (three) boys and 04 (four) girls. Data collection was conducted through a questionnaire with open questions, whose answers were subjected to thematic content analysis. Through the analysis of questionnaires, we can see that for these students, the university is seen primarily as a means of access to the labor market. We were able to observe that all the statements of the participants circulate around arguments that reveal and prove the priority market vision that has served education today, where life expectancy comes down to acquire a degree that is guaranteed a good job. However, we believe that by educating must go far beyond the dissemination of knowledge instrumental exclusively conducive to getting better jobs or wages, we emphasize the importance of establishing a better dialogue which enlarge and orient the educational process in all its essence and in any social environment .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6988-
dc.date.accessioned2019-09-13T10:50:35Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T10:50:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectFuturopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectFuturept_BR
dc.subjectYoungpt_BR
dc.subjectProspectspt_BR
dc.subjectEducación-
dc.subjectEducación universitaria-
dc.subjectGente joven-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFONSÊCA, Muriael dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the perspectives of education and future of students of the solidarity entrance exam (PVS) of CES / UFCG, year 2013.pt_BR
dc.title.alternativeEstudio de las perspectivas de educación y de futuro de los alumnos del examen preparatorio solidario de ingreso (PVS) del CES/UFCG, año 2013.-
dc.identifier.citationFONSÊCA, Muriael dos Santos. Estudo das perspectivas de educação e futuro de estudantes do pré-vestibular solidário (PVS) do CES/UFCG, ano 2013. 2014. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEn este trabajo se discutieron algunas perspectivas de futuro, relacionadas con la educación, presentadas por jóvenes en etapa preuniversitaria. El trabajo consistió en recopilar datos generales sobre el grupo de entrevistados en cuestión, para luego indagar qué valores le atribuyen estos jóvenes a la educación superior. Los estudiantes contactados en esta investigación eran estudiantes activos del Programa Pre-Vestibular Solidario (PVS) que se realizó en el Centro de Educación y Salud - CES, en Cuité-PB, en 2013. El número total de participantes fue de 07 (siete) personas. , siendo la muestra distribuida de la siguiente manera: 03 (tres) niños y 04 (cuatro) niñas. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario con preguntas abiertas, cuyas respuestas fueron sometidas al análisis de contenido temático. A través del análisis de los cuestionarios, podemos ver que para estos estudiantes la universidad es vista principalmente como una vía de acceso al mercado laboral. Se pudo observar que todos los discursos de los participantes circulan en torno a razonamientos que revelan y prueban la visión primordialmente mercantilista que ha servido la educación en la actualidad, en la que la esperanza de vida se reduce a la obtención de un diploma que es garantía de un buen trabajo. Sin embargo, porque creemos que la educación debe ir mucho más allá de la difusión de conocimientos instrumentales que brinden exclusivamente la obtención de mejores puestos o salarios, enfatizamos la importancia de establecer un mejor diálogo que amplíe y oriente el proceso educativo en toda su esencia y en cualquier medio social.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MURIAL DOS SANTOS FONSECA -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfMuriael dos Santos Fonsêca - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014297.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.