Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Title: Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC.
Other Titles: Contributions and limits to literacy in the proposed National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC.
Aportes y límites a la alfabetización en la propuesta de un pacto nacional por la alfabetización en la edad adecuada - PNAIC.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rejane Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Batista da.
Keywords: Educação Popular;Alfabetização;Letramento;PNAIC;Popular Education;Alphabetization;Literacy;Educación Popular;Literatura
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rejane Medeiros da. Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. 2014. 38fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetização na idade certa”, apresentamos a contribuição de alguns autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Soares (2004) entre outros. Em relação à metodologia, nós realizamos um estudo qualitativo numa abordagem de análise documental. Reconhecemos que existem dificuldades para alfabetizar numa suposta “idade certa”, pois cada criança tem o próprio tempo de aprendizagem. Logo, concluímos, sobre a necessidade de aprofundarmos os estudos nesse campo, sobretudo considerando a forma impositiva de implantação do plano, a falta de diálogo e a desconsideração dos estudos sobre letramento.
Abstract: This research aims to discuss the importance of the process of literacy in the early grades. It aims to analyze the contributions and limitations of literacy, according to the proposal of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. For a better understanding of the importance of "literacy in the right age", we present the contribution of authors as Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Smith (2004) et alii. Regarding methodology, we conducted a qualitative study in a documentary analysis approach. We recognize that there are difficulties in literacy in a supposed "right age" because each child has learning time itself. Therefore we conclude on the need to deepen the studies in this field, especially considering the imposing form of the plan's implementation, the lack of dialogue and the disregard of studies related to literacy.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta investigación tiene como objetivo discutir la importancia del proceso de alfabetización en los grados iniciales. Tiene como objetivo analizar los aportes y límites de la alfabetización, según la propuesta del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa - PNAIC. Para comprender mejor la importancia de la “alfabetización en la edad adecuada”, presentamos la contribución de algunos autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni ( 1997), Soares (2004) entre otros. En cuanto a la metodología, llevamos a cabo un estudio cualitativo utilizando un enfoque de análisis de documentos. Reconocemos que existen dificultades para alfabetizar en una supuesta “edad adecuada”, ya que cada niño tiene su propio tiempo de aprendizaje. Por lo tanto, concluimos sobre la necesidad de profundizar los estudios en este campo, especialmente considerando la forma imponente de implementación del plan, la falta de diálogo y el desconocimiento de los estudios sobre alfabetización.
Keywords: Educação Popular
Alfabetização
Letramento
PNAIC
Popular Education
Alphabetization
Literacy
Educación Popular
Literatura
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANE MEDEIROS DA SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfRejane Medeiros da Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014323.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.