Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Title: Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC.
Other Titles: Contributions and limits to literacy in the proposed National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rejane Medeiros da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, João Batista da.
Keywords: Educação Popular;Alfabetização;Letramento;PNAIC;Popular Education;Alphabetization;Literacy
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rejane Medeiros da. Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. 2014. 38fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetização na idade certa”, apresentamos a contribuição de alguns autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Soares (2004) entre outros. Em relação à metodologia, nós realizamos um estudo qualitativo numa abordagem de análise documental. Reconhecemos que existem dificuldades para alfabetizar numa suposta “idade certa”, pois cada criança tem o próprio tempo de aprendizagem. Logo, concluímos, sobre a necessidade de aprofundarmos os estudos nesse campo, sobretudo considerando a forma impositiva de implantação do plano, a falta de diálogo e a desconsideração dos estudos sobre letramento.
Keywords: Educação Popular
Alfabetização
Letramento
PNAIC
Popular Education
Alphabetization
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Appears in Collections:Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANE MEDEIROS DA SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014.pdfREJANE MEDEIROS DA SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO 2014650.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.