Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2630614279270249pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, André Antunes.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3245581017989479pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.-
dc.contributor.referee2SILVA, João Batista da.-
dc.description.resumoEsta pesquisa visa discutir a importância do processo de alfabetização nas séries iniciais. Ela tem como objetivo analisar as contribuições e limites de alfabetizar, segundo a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Para melhor compreendermos a importância da “alfabetização na idade certa”, apresentamos a contribuição de alguns autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Soares (2004) entre outros. Em relação à metodologia, nós realizamos um estudo qualitativo numa abordagem de análise documental. Reconhecemos que existem dificuldades para alfabetizar numa suposta “idade certa”, pois cada criança tem o próprio tempo de aprendizagem. Logo, concluímos, sobre a necessidade de aprofundarmos os estudos nesse campo, sobretudo considerando a forma impositiva de implantação do plano, a falta de diálogo e a desconsideração dos estudos sobre letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleContribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC.pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the importance of the process of literacy in the early grades. It aims to analyze the contributions and limitations of literacy, according to the proposal of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. For a better understanding of the importance of "literacy in the right age", we present the contribution of authors as Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni (1997), Smith (2004) et alii. Regarding methodology, we conducted a qualitative study in a documentary analysis approach. We recognize that there are difficulties in literacy in a supposed "right age" because each child has learning time itself. Therefore we conclude on the need to deepen the studies in this field, especially considering the imposing form of the plan's implementation, the lack of dialogue and the disregard of studies related to literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6991-
dc.date.accessioned2019-09-13T11:11:59Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T11:11:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectPopular Educationpt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectEducación Popular-
dc.subjectLiteratura-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rejane Medeiros da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions and limits to literacy in the proposed National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC.pt_BR
dc.title.alternativeAportes y límites a la alfabetización en la propuesta de un pacto nacional por la alfabetización en la edad adecuada - PNAIC.-
dc.identifier.citationSILVA, Rejane Medeiros da. Contribuições e limites de alfabetizar na proposta de pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC. 2014. 38fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tiene como objetivo discutir la importancia del proceso de alfabetización en los grados iniciales. Tiene como objetivo analizar los aportes y límites de la alfabetización, según la propuesta del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Justa - PNAIC. Para comprender mejor la importancia de la “alfabetización en la edad adecuada”, presentamos la contribución de algunos autores como: Brandão (2006, 2007), Carvalho (2010), Freire (1996, 2005), Cagliari (2002), Tfouni ( 1997), Soares (2004) entre otros. En cuanto a la metodología, llevamos a cabo un estudio cualitativo utilizando un enfoque de análisis de documentos. Reconocemos que existen dificultades para alfabetizar en una supuesta “edad adecuada”, ya que cada niño tiene su propio tiempo de aprendizaje. Por lo tanto, concluimos sobre la necesidad de profundizar los estudios en este campo, especialmente considerando la forma imponente de implementación del plan, la falta de diálogo y el desconocimiento de los estudios sobre alfabetización.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REJANE MEDEIROS DA SILVA-TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfRejane Medeiros da Silva - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014323.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.