Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6994
Title: Ensino de biologia: investigação das estratégias de aprendizagem na escola Orlando Venâncio dos Santos.
Other Titles: Biology teaching: investigation of learning strategies at Orlando Venâncio dos Santos school.
Enseñanza de la Biología: Investigación de las Estrategias de Aprendizaje en la Escuela Orlando Venâncio dos Santos.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, João Batista da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Denise Domingos da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes.
Keywords: Estratégias;Ensino de Biologia;Aprendizagem;Strategies;Biology Teaching;Learning;Enseñanza de biología;Aprendizaje
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Sânzia Viviane de Farias. Ensino de biologia: investigação das estratégias de aprendizagem na escola Orlando Venâncio dos Santos. 2014. 60fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: As estratégias de ensino aprendizagem é um tema que faz parte do dia-a-dia dos docentes, mas não é tarefa fácil planejar, propor e coordenar meios que contribuam para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, há uma busca constante por estratégias que facilitem as percepções, visões e ações dos educandos. Este trabalho tem como objetivo investigar e identificar as principais estratégias de aprendizagem utilizadas pelos 03 (três) professores de Biologia da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, na cidade de Cuité-PB, que facilitem e/ou contribuam para a aprendizagem dos alunos do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI e do ensino regular. As atividades foram realizadas no período de Julho de 2013 a Março de 2014, com a utilização de questionários dirigidos aos alunos e professores da referida disciplina, para assim obtermos informações acerca das estratégias desenvolvidas por eles. Esta é uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho descritivo. Ao final do trabalho, constatamos que os professores utilizam diversas estratégias, tais como aulas expositivas, uso de vídeos, uso do laboratório, slides, perguntas e respostas. No entanto, os alunos participam mais efetivamente de atividades motivadoras que trabalhem de forma mais criativa e dinâmica.
Abstract: Teaching and learning strategies is a theme that be part of the teachers’ day-to-day, but this is not an easy task of planning, proposing and coordinating means that contribute with students learning. In this way, there is a constant search for strategies that facilitate perceptions, points of view and students’ actions. This work aims to investigate and identify the main learning strategies used by 03 (three) Biology teachers of Orlando Venâncio dos Santos High School, in Cuité-PB, that facilitate and/or contribute to learning of contents students of Innovative High Schooll Program – PROEMI and of regular teaching. The activities were developed in the period of July of 2013 to March of 2014, with the use of questionnaires addressed to students and teachers of the referred subject to obtain information about the strategies developed by them. This is a qualitative and quantitative research, descriptive research. In the final of the work, we found that teachers use various strategies, such as lectures, the use of videos, the use of laboratory, slides, questions and answers. However, students participate more effectively of motivational activities that work in a more creative and dynamic way.
???metadata.dc.description.resumen???: Las estrategias de enseñanza y aprendizaje es un tema que forma parte del día a día de los docentes, pero no es tarea fácil planificar, proponer y coordinar medios que contribuyan al aprendizaje de los estudiantes. Por ello, existe una búsqueda constante de estrategias que faciliten las percepciones, visiones y acciones de los estudiantes. Este trabajo tiene como objetivo investigar e identificar las principales estrategias de aprendizaje utilizadas por los 03 (tres) profesores de Biología de la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos, en la ciudad de Cuité-PB, que facilitan y/o contribuyen al aprendizaje de los estudiantes. estudiantes del Programa de Bachillerato Innovador - PROEMI y educación regular. Las actividades se realizaron desde julio de 2013 hasta marzo de 2014, utilizando cuestionarios dirigidos a estudiantes y docentes de dicha materia, con el fin de obtener información sobre las estrategias desarrolladas por estos. Se trata de una investigación cualitativa-cuantitativa, descriptiva. Al final del trabajo, encontramos que los docentes utilizan diferentes estrategias, como conferencias, uso de videos, uso del laboratorio, diapositivas, preguntas y respuestas. Sin embargo, los alumnos participan más eficazmente en actividades motivadoras que funcionan de forma más creativa y dinámica.
Keywords: Estratégias
Ensino de Biologia
Aprendizagem
Strategies
Biology Teaching
Learning
Enseñanza de biología
Aprendizaje
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6994
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÂNZIA VIVIANE DE FARIAS FERREIRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO EM ENSINO APRENDIZAGEM CES 2014.pdfSânzia Viviane de Farias Ferreira - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 2014886.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.