Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6996
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, S. G. S. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0262112447705863pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Denise Domingos da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, D. Dpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952952676209702pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, João Batista da.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Geneci Cavalcanti Moura de.-
dc.description.resumoO ensino e a aprendizagem são dois aspectos que fazem parte do desenvolvimento intelectual humano. Todo conteúdo curricular de ensino para ser bem compreendido pelos alunos, necessita que as aulas sejam desenvolvidas com sucesso. Este estudo tem como objetivo contemplar a metodologia do ensino de ciência, bem como investigar os desafios enfrentados pelos professores. É importante para o ensino desta disciplina, o desenvolvimento de uma metodologia que busque transmitir o conhecimento de maneira que obtenha a atenção e ao mesmo tempo aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada para este trabalho foi um estudo de caso com a aplicação e sondagem de um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas e objetivas para cinco professores de ciências do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros em Cuité, Paraíba. Nos resultados os professores apontaram os desafios que enfrentam em seu cotidiano, tais como: baixo salário, desvalorização profissional, falta de recurso, capacitação profissional e falta de interesse dos alunos; de acordo com eles estes desafios afetam a rotina profissional do professor. Entretanto, estes docentes tem procurado superar tais desafios promovendo atividades que supram as necessidades dos alunos com uma metodologia que busque textos extraclasses, projetos, saídas para aulas de campo e experimentos, bem como, a utilização de recursos que auxiliem em sua prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleDesafios encontrados pelos professores na elaboração de metodologias do ensino de ciências.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractTeaching and learning are two aspects that are part of the human intellectual development. All the content of teaching curricula to be better understood by the students need that classes be developed with successful. This study aims to contemplate the methodology of teaching science as well as to investigate the challenges faced by the teachers of this context. It’s important to the teaching of this subject the development of a methodology that search to transmit knowledge in a way that getting students’ attention and learning at the same time. The methodology used in this work was a case study with an application and survey of a semi-structured questionnaire with ten subjective questions and three objective questions to five science teachers of the elementary school II of the Vidal de Negreiros Elementary State School in Cuité, Paraíba. Results in teachers pointed out the challenges they face in their daily lives, such as: low wages, professional devaluation, and lack of resources, professional training and lack of student interest; according to them these challenges affect the routine professional teacher. However, these teachers have sought to overcome such challenges promoting activities that meet necessities for students with a methodology that search exploring texts outside classes, projects, field classes and experiments, as well as the use of resources to assist in their practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6996-
dc.date.accessioned2019-09-13T12:04:39Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T12:04:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectTeaching of Sciencept_BR
dc.subjectEnseñanza de las ciencias-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Simone Gisele da Silva Macedo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges encountered by teachers in the development of science teaching methodologiespt_BR
dc.title.alternativeDesafíos encontrados por los docentes en el desarrollo de metodologías de enseñanza de las ciencias.-
dc.identifier.citationARAÚJO, Simone Gisele da Silva Macedo. Desafios encontrados pelos professores na elaboração de metodologias do ensino de ciências. 2013. 50fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Especialização em Educação com foco em Ensino e Aprendizagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEnseñar y aprender son dos aspectos que forman parte del desarrollo intelectual humano. Todo contenido didáctico del currículo, para que sea bien entendido por los estudiantes, requiere que las clases se desarrollen con éxito. Este estudio tiene como objetivo contemplar la metodología de la enseñanza de las ciencias, así como investigar los desafíos que enfrentan los docentes. Es importante para la enseñanza de esta disciplina, el desarrollo de una metodología que busque transmitir el conocimiento de manera que se logre la atención y al mismo tiempo el aprendizaje de los estudiantes. La metodología utilizada para este trabajo fue un estudio de caso con la aplicación y encuesta de un cuestionario semiestructurado con preguntas subjetivas y objetivas para cinco profesores de ciencias de la escuela primaria II de la Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros en Cuité, Paraíba. En los resultados, los docentes señalaron los desafíos que enfrentan en su cotidiano, tales como: bajo salario, desvalorización profesional, falta de recursos, formación profesional y falta de interés de los estudiantes; según ellos, estos desafíos afectan la rutina profesional del docente. Sin embargo, estos profesores han buscado superar estos desafíos promoviendo actividades que respondan a las necesidades de los estudiantes con una metodología que busca textos extraclases, proyectos, salidas para clases de campo y experimentos, así como el uso de recursos que ayuden en su práctica.-
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação com Foco em Ensino e Aprendizagem - CES - Monografias 02

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE GISELE DA SILVA MACEDO ARAÚJO -TCC ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM FOCO E ENSINO APRENDIZAGEM CES 2013.pdfSimone Gisele da Silva Macedo Araújo - TCC Especialização em Educação com Foco em Ensino Aprendizagem CES 20131.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.